Pamplona Alimentos inicia projeto socioambiental em escolas municipais de Rio do Sul

Até o final de 2025, o projeto "Raízes do Amanhã" visa fortalecer a educação socioambiental de estudantes de duas escolas

SARAH ANDRADE DA COSTA
15/04/2025 09h38 - Atualizado há 7 horas

Pamplona Alimentos inicia projeto socioambiental em escolas municipais de Rio do Sul
Projeto “Raízes do Amanhã” amplia consciência ambiental (Crédito da foto: divulgação)

Rio do Sul, abril de 2025 - A Pamplona Alimentos, companhia catarinense especialista em carne suína, com 77 anos de fundação, acaba de iniciar o projeto socioambiental “Raízes do Amanhã”, que acontecerá ao longo de todo ano letivo de 2025. O projeto visa reforçar a importância de se preservar o meio ambiente, ampliando a consciência ambiental em crianças e adolescentes.

A ação acontece em duas escolas municipais de Rio do Sul, a Escola Municipal Frederico Navarro Lins, no bairro Barra do Trombudo, e no Centro Educacional Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), no bairro Barragem. Ele será aplicado a 84 alunos do 6º ano, e, no mês de setembro, todos os estudantes de ambas as escolas serão contemplados com a doação de árvores, beneficiando um total de 945 alunos.  

“Com a implementação do projeto “Raízes do Amanhã”, esperamos potencializar a percepção dos alunos sobre o meio ambiente e prepará-los para se tornarem agentes de mudança. Assim, poderão atuar em suas comunidades para fomentar um mundo mais consciente das questões ambientais. Esse é um passo importante para construir uma sociedade mais responsável e comprometida com a preservação do nosso planeta e seus recursos naturais”, conta Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos. 

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e busca proporcionar um aprendizado significativo por meio de temas essenciais para a preservação ambiental. Entre os aprendizados estão o uso consciente da água; valorização da fauna e da flora, cuja biodiversidade deve ser protegida; e orientações para reciclagem, compostagem e gestão de resíduos sólidos visando preservação ambiental. 

 

Dinâmica do projeto 

O projeto será composto por sete encontros em sala de aula e duas visitas externas. Tudo isso para que os alunos vivenciem na prática os conceitos aprendidos.  

As palestras serão interativas, utilizando recursos como apresentações visuais e maquetes, proporcionando uma compreensão abrangente sobre os temas abordados. Nos próximos meses, estão programadas visitas a locais de preservação ambiental, como o Jardim Botânico de Rio do Sul e a Associação Ambientalista Pimentão, quando os alunos poderão observar de perto a importância da conservação ambiental. 

 

Primeiro encontro e início das atividades  

Em 31 de março, ocorreu o primeiro encontro do projeto na Escola Municipal Frederico Navarro Lins, marcando oficialmente o início das atividades. Na ocasião, o engenheiro ambiental da Pamplona Alimentos, Jean Michel Prandini, realizou a palestra de abertura e falou sobre a importância da preservação dos recursos naturais, buscando despertar nos alunos o interesse por práticas sustentáveis. 

“A Pamplona Alimentos reafirma seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, estreitando laços com a comunidade escolar e incentivando práticas sustentáveis. Com iniciativas como esta, a companhia busca contribuir para a formação de uma nova geração consciente e atuante na proteção do planeta. O Raízes do Amanhã é um passo de grande importância na construção de um futuro mais sustentável para todos”, finaliza Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da companhia. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ANDRADE DA COSTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »