Marco Vasconcelos celebra participação brasileira no Pan-Americano de Badminton
Juliana Viana conquistou primeira medalha feminina da história, e delegação voltou para casa com outras quatro medalhas
YGOR RESENDE
14/04/2025 16h20 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
No último final de semana, a piauiense Juliana Viana se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro com o título da chave de simples no Campeonato Pan-Americano de Badminton disputado em Lima, no Peru. A atleta de 20 anos venceu por 2 games a 1, com parciais de 21/19, 15/21 e 21/8. Além de Juliana, a delegação do Brasil ganhou outras quatro medalhas na competição - prata de Fabrício Farias e Davi Silva, nas duplas masculinas, e nas parcerias mista e feminina, com os bronzes Jaqueline Lima com, respectivamente, Fabrício Farias e Sâmia Lima.
Marco Vasconcelos, técnico português da delegação brasileira, analisou o desempenho individual de Juliana Viana na competição. O profissional valorizou a dedicação da atleta piauiense, que precisou se afastar das quadras por cerca de 30 dias após uma lesão.
“Estou extremamente feliz pela primeira conquista da nossa primeira medalha de ouro no feminino. Foi extremamente importante para o nosso esporte e para o desenvolvimento da Juliana, que teve 30 dias parada com uma lesão. Tivemos pouco tempo para preparar esta competição, então foi algo especial, também na minha carreira como treinador que estou praticamente há 12 anos no Brasil. Sempre persegui o ouro em várias disciplinas, e hoje vi reconhecer todo o meu empenho, a minha persistência e toda a minha dedicação, fiquei extremamente feliz", comentou o técnico.
O profissional teceu elogios também às performances nas disputas de duplas masculinas, femininas e mistas. Com as conquistas da prata e dos bronzes, Vasconcelos destacou a evolução dos atletas brasileiros na competição continental.
"Tivemos uma prata do Fabrício e do Davi, foi um resultado excelente também, de uma dupla que tem crescido nos últimos anos, uma dupla que a gente acredita que pode chegar bem longe e que demonstrou isso mesmo neste Pan-Americano. Claro que temos muita coisa para trabalhar e melhorar, focando algumas melhorias na parte tática, outras de intensidade no jogo, mas isso será parte do treino que nós iremos aplicar nos próximos tempos. Além desses dois resultados, também tivemos dois bronzes, a Jaqueline Lima com a Samia Lima na dupla feminina e a dupla mista do Fabrício e da Jaqueline, que por pouco não passamos à final, foi uma pena a gente ter perdido nos pormenores. Para além destas conquistas, tivemos outros atletas que não ganharam medalha, mas tiveram muito bem no campeonato, o que demonstra que estamos a trabalhar bem em várias disciplinas, estamos focados, a direção está nos apoiando e assim iremos seguir humildemente trabalhando para que no próximo Pan-Americano a gente consiga aumentar o número de medalhas e também a cor", destacou.
Por fim, Marco Vasconcelos, apesar das conquistas, pediu que a equipe brasileira siga trabalhando e se dedicando para que novas vitórias venham. “É como eu falei no início, eu estou extremamente satisfeito com a prestação da equipe, espero que todos nós tenhamos a noção de que este resultado é bom, mas que a gente precisa trabalhar mais e focar nos próximos campeonatos", finalizou.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YGOR GABRIEL RESENDE DA SILVA
[email protected]