Instituto Etiene Medeiros conquista 10 medalhas no Troféu Sérgio Silva, em João Pessoa (PB)
Time Nado por Tudo contou com mais de 50% dos atletas vindos do projeto de base do IEM, o Braçadas que Transformam, assim como da parceria com o Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE), onde as atividades são realizadas
ZDL SPORTS
14/04/2025 15h02 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
O Time Nado por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros (IEM), esteve em João Pessoa (PB) para participar do Troféu Sérgio Silva, na Vila Olímpica Parahyba, e trouxe na bagagem 10 medalhas - uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. As provas foram realizadas entre a quinta-feira (10) e o sábado (12), no torneio que é considerado uma das principais competições regionais da natação brasileira.
Muito mais do que resultados, essas viagens da equipe do IEM são marcadas pela união da equipe, em uma experiência de pertencimento e inclusão, indo ao encontro dos objetivos do Instituto: proporcionar evolução no esporte e no desenvolvimento como pessoa. Na capital paraibana, não foi diferente.
Dos 17 atletas que nadaram pelo IEM, mais de 50% - 11 deles - foram formados em projetos de base, o Braçadas que Transformam, do Instituto, assim como na parceria com o Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE), onde as atividades do IEM são realizadas. E, agora no Time Nado por Tudo, seguem praticando na equipe de performance o esporte que acolhe, impulsiona e transforma. Na Paraíba, 35% eram meninas e 50% negros/pardos.
"Cada viagem é um mergulho nessa experiência, no propósito de transformação, celebrando o esforço coletivo e a força que nasce quando todos se apoiam", destaca o coordenador técnico do IEM, Antônio Coutinho.
O Nado por Tudo busca utilizar o treinamento em natação como uma ferramenta para impulsionar o crescimento individual e sociocultural dos seus participantes. Assim, a cada viagem, os atletas trazem na bagagem, além de medalhas, experiência de vida.
No Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, juntamente com as aulas de natação e várias atividades esportivas, o Instituto enfatiza o desenvolvimento educacional, promovendo relacionamentos mais próximos entre pais, alunos e professores.
Sobre o IEM - O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.
As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]