A aluna Veronik Cristina Viveiros da Silva, do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Uberaba, conquistou o primeiro lugar na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social durante a Seletiva Final da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional – etapa Minas Gerais. Com o desempenho de destaque, a estudante garantiu vaga para representar o Senac Minas na etapa nacional da competição, prevista para setembro, no Rio de Janeiro. Outro destaque da unidade de Uberaba foi a aluna Ruth Centurion, que conquistou o segundo lugar na categoria Cabeleireiro.
A seletiva estadual aconteceu entre os dias 25 e 28 de março, nas unidades do Senac no Barro Preto e Venda Nova, em Belo Horizonte. A solenidade de premiação foi realizada no auditório do Sesc Tupinambás e contou com a participação de alunos de 10 cidades mineiras, que disputaram em diferentes modalidades técnicas.
Além da área de Cuidados de Saúde e Apoio Social, foram realizadas provas nas modalidades de Cabeleireiro, Cozinha, Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Confeitaria, Florista, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática. Todos os vencedores integram agora a delegação mineira rumo à etapa nacional, onde enfrentarão competidores de todo o país.
As Competições Senac de Educação Profissional são promovidas com o objetivo de valorizar a formação técnica e estimular a excelência no desempenho prático dos estudantes. Em 2024, pela primeira vez, a etapa nacional acontecerá no Riocentro, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 100 alunos de todo o Brasil. Os campeões nacionais poderão se qualificar para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Shanghai, na China, em 2026.
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, destaca a importância da atividade na formação dos estudantes. “As Competições Senac de Educação Profissional desempenham um papel fundamental na formação de nossos alunos, oferecendo um ambiente de excelência que aprimora o aprendizado prático e estimula a busca pela maestria técnica. Nesse contexto, os futuros profissionais enfrentam desafios realistas, aplicando seus conhecimentos enquanto desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe e resiliência. Essa experiência os prepara de forma completa para as exigências do mercado de trabalho”.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Uberaba
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Uberaba, que faz parte do Sistema Fecomércio, é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos ágeis e Aprendizagem Comercial, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Atuando na região desde 1960, o Centro de Educação Profissional de Uberaba conta com laboratórios de ponta, biblioteca climatizada e salão de beleza pedagógico, somando 32 ambientes pedagógicos e sendo a maior unidade do Senac no interior do estado de Minas Gerais.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rodrigo Cupertino da Silva
[email protected]