Pais já podem retirar Declaração de Vacinação Atualizada nas UBSs de São Paulo

Documento é exigido pelas escolas e faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar a cobertura vacinal entre estudantes da educação infantil, fundamental e médio em 2025.

Redação - Itaquera em Notícias
14/04/2025 09h09 - Atualizado há 1 dia

Pais já podem retirar Declaração de Vacinação Atualizada nas UBSs de São Paulo
Divulgação / SMS - Prefeitura de São Paulo

Desde o dia 28 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo já emitem a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para o ano de 2025. O documento, que atesta a situação vacinal de crianças e adolescentes, é uma estratégia do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), para ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes da capital. A emissão pode ser feita durante todo o ano e deve ser entregue pelos pais ou responsáveis às escolas.

Para obter a DVA, é necessário comparecer a uma UBS com a criança ou adolescente, levando a caderneta de vacinação e um documento de identificação. A checagem vacinal ocorrerá em dois ciclos em 2025. O primeiro, chamado "Checagem Vacinal Volta às Aulas", vai até maio e é destinado a crianças de até 5 anos, matriculadas na educação infantil. O segundo, "Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula", será realizado entre outubro e dezembro, abrangendo todos os níveis escolares.

Além da emissão da DVA, a estratégia de vacinação nas escolas inclui ações como busca ativa, envio de SMS e atividades educativas. A verificação periódica é especialmente importante para crianças menores de 2 anos, devido ao número de vacinas e aos intervalos exigidos entre as doses. Um dos imunizantes obrigatórios é o da influenza, oferecido anualmente no início do outono.

Já para os estudantes do ensino fundamental e médio, a checagem é feita apenas uma vez ao ano, pois eles retornam às salas de vacina em intervalos maiores, para receber reforços ou novas vacinas. As escolas informarão as famílias sobre as datas específicas da checagem.

A DVA reúne dados do estudante, da escola, a data da última atualização e o prazo para o próximo retorno. Enquanto estiver válida, o estudante não precisa emitir um novo documento, mas ele pode ser atualizado a qualquer momento em qualquer UBS da capital.


FONTE: SMS - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »