Junior Achievement Goiás leva conteúdo empreendedor a 105 escolas da rede pública estadual por meio de disciplinas eletivas

Parceria com a Seduc leva programas que trabalham conceitos de ética, carreira e cidadania. As experiências complementam o ensino regular e também têm impacto positivo para os professores

KASANE COMUNICAÇÃO
09/04/2025 11h07 - Atualizado há 1 semana

Junior Achievement Goiás leva conteúdo empreendedor a 105 escolas da rede pública estadual por meio de disciplinas eletivas
Divulgação
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Junior Achievement (JA) Goiás – que promove programas de educação empreendedora – repete a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pelo quarto ano consecutivo. Nesta parceria, a JA Goiás oferece programas sobre empreendedorismo, ética, cidadania e mercado de trabalho aos estudantes da rede pública por meio das disciplinas eletivas. Ao todo, 105 escolas estão recebendo os programas neste primeiro semestre.

As disciplinas eletivas têm como objetivo complementar a formação do estudante da rede estadual com novas experiências. Para que o conteúdo dos programas da JA Goiás chegue aos estudantes, a associação treina os professores da Seduc nos programas e metodologias da instituição. Assim, eles têm acesso às ferramentas da Organização, e podem aplicá-las em sala de aula.


Parceria de sucesso
A parceria entre a Seduc e a JA Goiás representa um importante avanço na educação goiana, ao integrar conhecimentos práticos e valores essenciais para a formação das novas gerações. É como a diretora pedagógica da pasta, Alessandra Olivera de Almeida, avalia. Segundo ela, as disciplinas eletivas estimulam os alunos a se envolverem em experiências práticas que contribuem para sua preparação frente aos desafios profissionais e financeiros.

Além disso, Alessandra destaca que a iniciativa também segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - agenda global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) um conjunto de 17 objetivos e 169 metas para promover o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

“Ao integrar princípios de empreendedorismo, sustentabilidade e ética, as eletivas se tornam uma proposta educacional inovadora, que forma estudantes capacitados não só para alcançarem seus objetivos pessoais, mas também para contribuírem de forma ativa e consciente com a construção de uma sociedade melhor”, completa a diretora pedagógica.

Experiência
Professora do CEPI de Valparaíso de Goiás, Dilceia Sarmento conta que a experiência de ser mediadora do projeto é rica e promove conhecimento – inclusive – para os próprios professores. Segundo ela, a iniciativa não apenas desperta o senso crítico dos estudantes, como também favorece outra visão de mercado e carreira para os jovens.

“Eles tiveram contato com conhecimentos e habilidades que são importantes para o mercado de trabalho, como ética, comportamento, a importância de se planejar em qualquer trabalho que vão executar. A partir daí, eles passaram a vislumbrar a educação como um investimento para boas colocações no mercado de trabalho, e não mais como um fardo, uma simples obrigatoriedade a ser cumprida. Eles começaram a ver, na educação, outras possibilidades!”, disse.

Empolgada com a experiência, Dilceia disse que o conteúdo dos treinamentos complementou seu próprio conhecimento, além de a metodologia e os temas serem muito ricos para se trabalhar em sala de aula. “Nas formações que a JA promoveu para nós, professores, tive acesso a uma série de informações e conhecimentos importantes sobre o mercado de trabalho contemporâneo. Inclusive a importância do alinhamento da sustentabilidade com os negócios”, pontuou.

Dilceia observou que a eletiva com o conteúdo e a proposta da JA Goiás se diferenciou muito do que os estudantes já haviam experienciado em outras disciplinas.

“Foi algo muito diferente do que estávamos acostumados a promover nas eletivas. As eletivas estavam muito ligadas a      questão de comida, horta, e a gente saiu dessa linha tradicional e entramos em algo inesperado. Ninguém tinha pensado que poderia surgir esse tipo de conhecimento. No final das contas, eu, como mediadora, os meninos como estudantes, aprendemos todos juntos. Enfrentamos desafios reais do mercado de trabalho, vimos como existem necessidades específicas da sociedade que dá para atender agregamos valor para a sociedade. Me sinto privilegiada com a oportunidade de mediar a formação do jovem empreendedor!”, concluiu.

Aprendizado
Por meio desta parceria, os estudantes da rede pública estadual têm acesso a diversos aprendizados em vários eixos:

- Meu Dinheiro, Meu Negócio: ajuda as pessoas estudantes a perceberem que decisões sobre dinheiro são extremamente pessoais e dependem de seus próprios valores e que coisas que parecem fora de alcance hoje podem ser obtidas no futuro se você poupar e investir sabiamente e desenhar suas próprias estratégias de vida;
- Negócios Sustentáveis: apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, além de introduzir conceitos de empreendedorismo sustentável, economia circular e consumo consciente;
- Conectado com o Amanhã: possibilita aos estudantes uma reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais apreciadas no mercado de trabalho;
- Nossa Nação: preparar os estudantes para um mercado global apresentando as mudanças tecnológicas, introduzindo conceitos relacionados ao empreendedorismo e discutindo as necessidades de recursos e habilidades para os negócios e para o indivíduo;
- O Futuro do Trabalho: apresenta o impacto da 4ª Revolução Industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho, como as áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), e ainda ajuda a refletir sobre habilidades socioemocionais e preferências ao escolher uma carreira;
- Vamos Falar de Ética: apresenta aos jovens algumas reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoais e profissionais, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.

Disciplinas ofertadas

Eletiva Educação Financeira para Jovens Empreendedores – Ensino Médio Regular
Módulo I - Meu Dinheiro, Meu Negócio
Módulo II - Negócios Sustentáveis
Módulo III - Conectado com o Amanhã

Eletiva Empreender No Futuro - Ensino Fundamental Regular
Módulo I - Introdução ao Mundo dos Negócios
Módulo II - Empreendedores Climáticos
Módulo III - Nossa Nação

Eletiva Empreender No Futuro - Ensino Fundamental Integral (Cepis)
Módulo I - Introdução ao Mundo dos Negócios
Módulo II - Empreendedores Climáticos
Módulo III - Nossa Nação


Sobre a Junior Achievement Goiás    
A JA Goiás faz parte da Junior Achievement Worldwide - uma organização sem fins lucrativos indicada ao Prêmio Nobel da Paz por quatro anos seguidos (2022, 2023, 2024 e 2025). A instituição está presente em mais de 100 países, levando a educação empreendedora, de forma gratuita, a crianças e jovens. No estado de Goiás, a JA atua há 22 anos e já proporcionou mais de 290 mil experiências de aprendizado a jovens goianos por meio dos programas da instituição. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »