Instituto Heineken impacta mais de 25 mil pessoas em três anos de atuação

Ações promovem inclusão social, capacitação profissional e apoio socioeconômico para catadores, ambulantes e jovens 

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09/04/2025 11h29 - Atualizado há 1 semana

Instituto Heineken impacta mais de 25 mil pessoas em três anos de atuação
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Instituto Heineken impacta mais de 25 mil pessoas em três anos de atuação 

Ações promovem inclusão social, capacitação profissional e apoio socioeconômico para catadores, ambulantes e jovens 

Ao completar três anos de atuação no Brasil, o Instituto HEINEKEN celebra os resultados de sua trajetória com mais de 25 mil pessoas impactadas por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com foco em públicos muitas vezes invisibilizados pela sociedade, como catadores e vendedores ambulantes, além de jovens em fase de construção de futuro, os projetos promovem capacitações em temas como gestão financeira, assistência social, acesso a políticas públicas, desenvolvimento socioemocional e formação técnica. 

Desde sua criação, em 2022, o Grupo HEINEKEN tem investido cerca de R$ 10 milhões por ano no Instituto, com aportes destinados tanto a projetos estruturantes — como o Conexão Cidadã, que oferece assistência social contínua a catadores de materiais recicláveis — quanto a iniciativas integradas a grandes eventos. Um exemplo recente foi o suporte oferecido a mais de mil vendedores ambulantes durante o Carnaval de Olinda 2025. No eixo de juventude, o projeto Cri.Ativos da Favela já formou 180 jovens em audiovisual nas favelas de São Paulo e Rio de Janeiro desde 2023, em parceria com Heineken 0.0, Rock in Rio, CUFA e Favela Filmes. 

“Nosso principal objetivo sempre foi dar visibilidade e suporte às pessoas que são fundamentais para a nossa indústria, como catadores e ambulantes, além de ampliar as oportunidades para os jovens brasileiros. Esse impacto só foi possível graças a estudos aprofundados, dedicação contínua e parcerias valiosas”, destaca Vânia Guil, head do Instituto HEINEKEN. 

 Aprofundamento e presença qualificada nos territórios  

Com três anos de trajetória, o Instituto HEINEKEN entra em uma nova fase: mais do que ampliar sua presença em diferentes regiões do Brasil, a meta agora é aprofundar o impacto local e qualificar cada vez mais a atuação nos territórios. 

Em Salvador, por exemplo, o Instituto tem fortalecido diferentes frentes: a cidade será o próximo destino do Conexão Cidadã, que oferece atendimento itinerante com assistentes sociais a catadores, facilitando o acesso a direitos, documentações e políticas públicas. O projeto nasceu como Hub da Cidadania, em parceria com a ANCAT, e passou a operar com esse novo formato em 2024, com o apoio do Governo Federal. 

Além disso, Salvador já conta com o programa Esse Verão É Meu, em parceria com a Aliança Empreendedora, que promove condições mais dignas de trabalho, além de autonomia, capacitação para empreendedorismo, educação financeira e dicas de marketing e vendas e condições mais dignas de trabalho para vendedores ambulantes. Apenas no primeiro semestre de 2024, 900 profissionais informais foram beneficiados com ações de capacitação e suporte, e o foco em 2025 está em consolidar a atuação local e garantir que os aprendizados gerem frutos de longo prazo. 

Na mesma linha, o programa Cri.Ativos da Favela prevê uma nova turma na capital baiana este ano, ampliando a potência da formação em audiovisual e conectando os jovens a oportunidades reais de inserção profissional. A cidade também será contemplada com a expansão do programa WeLab, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional que já alcançou mais de 3 mil jovens em todo o Brasil. 

O programa WeLab também ganha novos formatos e territórios em 2025. Além de novas turmas previstas em Salvador, o projeto será expandido para Passos (MG) — onde será construída a primeira cervejaria do Grupo HEINEKEN — também em formato online, permitindo alcançar jovens em localidades diversas e muitas vezes fora do eixo dos grandes centros urbanos. A ampliação reforça o compromisso do Instituto com a democratização do acesso ao desenvolvimento pessoal e profissional de qualidade. 

“Com a chegada a novos territórios como Salvador, buscamos fortalecer ainda mais a qualidade do nosso impacto. Nosso foco está em construir legados duradouros, sempre respeitando as realidades locais e atuando em parceria com quem já faz a diferença nesses contextos. O sucesso das iniciativas do Instituto HEINEKEN nesses três anos reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo e em constante aprendizado para adequar nossas ações a modelos que sejam cada vez mais eficientes e verdadeiros para nossos públicos prioritários”, afirma Vânia. 

Voluntariado corporativo 

O impacto do Instituto também se reflete dentro da companhia. Desde 2022, mais de 3 mil colaboradores atuaram como voluntários em ações que abrangem desde recuperação ambiental até diversidade e cidades sustentáveis — um crescimento de mais de 500% no engajamento desde o primeiro ano de atuação. A meta para 2025 é mobilizar mais 2 mil voluntários em todo o país. 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil    

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 

 

 


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ALINE CORREA BERNARDO
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