São Paulo inicia formações para prevenir uso de drogas e bullying em escolas municipais

Parceria entre SME, SENAD e Ministério da Justiça promove ações dos programas #Tamojunto e Elos em unidades de ensino fundamental da capital

Redação - Itaquera em Notícias
09/04/2025 08h40 - Atualizado há 1 semana

São Paulo inicia formações para prevenir uso de drogas e bullying em escolas municipais
Divulgação / SME - Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo deu início, nesta terça-feira (08), a uma série de ações voltadas à prevenção do uso de substâncias psicoativas, violência e bullying nas escolas, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça. As atividades integram os programas #Tamojunto, 3ª edição, e Elos – Construindo Coletivos, com metodologias reconhecidas internacionalmente, e envolvem formações com professores de 61 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O programa #Tamojunto, voltado aos estudantes do 8º ano, aborda temas complexos da adolescência e busca apoiar os jovens na construção de uma consciência crítica e no enfrentamento das pressões sociais. A proposta inclui formações para professores, gestores e técnicos, além do intercâmbio de experiências e conhecimentos, visando fortalecer as ações preventivas no ambiente escolar.

As formações foram iniciadas com os representantes das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e, a partir do dia 22 de abril, alcançarão também diretores escolares e gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As atividades serão divididas por regiões da cidade, reforçando o trabalho conjunto entre educação e saúde, com foco em práticas baseadas em evidências científicas.

Além disso, o Programa Elos será implementado nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I, com foco em crianças de 6 a 10 anos. A iniciativa, de caráter lúdico, tem como objetivo mediar as relações sociais em sala de aula e promover a construção de coletivos democráticos. As ações serão conduzidas por equipes da SME e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com apoio da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos.


FONTE: SME - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »