Voltado a alunos e professores da rede pública de ensino do país, o projeto expande sua área de abrangência e, neste ano, destaca importância dos povos indígenas e africanos na formação da história do Brasil
Encontro em Belo Jardim Ribeirão Preto/SP, 8 de abril de 2025 – O projeto “Era uma vez...Brasil” já iniciou agenda de encontros em escolas do país. Neste ano, o tema do projeto é “Quem conta nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil” e podem participar professores de História e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas convidadas (municipais e estaduais). Desta vez, o projeto acontece em 15 cidades brasileiras, sendo oito delas no interior do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Serrana, Brodowski, Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, Quatá e Paraguaçú Paulista. No Estado da Bahia, participam as cidades de Salvador, Jacobina, Mata de São João e Camaçari. Em Pernambuco, os municípios de Belo Jardim e Recife. E no Paraná, participa a cidade de Paranaguá.
Encontro em Jacobina Realizada pela Origem Produções, a experiência contempla quatro etapas. A primeira (em vigor até junho), é dedicada à pesquisa e levantamento de fatos históricos relativos ao tema. No segundo momento (julho), há a vivência que o projeto denomina como campus, com oficinas práticas de audiovisual e vivências culturais com temáticas indígenas e afro-brasileiras. A terceira fase consiste num intercâmbio histórico-cultural em Portugal, que será realizado em novembro. A quarta e última etapa acontece em dezembro quando estudantes realizam intervenções nas cidades onde vivem, com aplicação de projetos educativos e culturais em suas respectivas comunidades. “O Era uma vez...Brasil é um projeto de arte-educação que busca conhecer e difundir a história do Brasil numa perspectiva crítica, promovendo um contraponto à narrativa colonial eurocentrada. Para tanto, em todas as cidades, trabalhamos ao lado das lideranças indígenas e quilombolas locais e regionais”, explica Guilherme Ramos Parreira, coordenador geral do projeto.
Encontro em Ribeirão Preto Lançado em 2016, o "Era uma Vez... Brasil" proporciona aos alunos da rede pública do país uma imersão cultural única na história de formação de sua própria nação, por meio de uma jornada que une aprendizado e autodescoberta. Paralelamente, o programa funciona como vetor de inspiração para os adolescentes serem agentes de mudança. “Com o passar dos anos, este processo tem se revelado uma ferramenta transformadora, conectando a comunidade escolar. Ele estreita os laços entre professores e alunos, envolve as famílias na descoberta dos talentos individuais e fortalece a autoestima dos jovens, que começam a perceber que possuem o poder de mudar sua realidade por meio de suas ações”, pontua o coordenador.
Na edição de 2024, o programa envolveu 197 professores e quase cinco mil estudantes de 167 escolas do país. Com mais cidades nesta edição, a previsão é que esses números sejam ainda maiores. As inscrições para o “Era uma vez...Brasil” edição 2025 – de estudantes e professores - podem ser feitas pelo site https://site.eraumavezbrasil.com.br/inscricoes/.
Encontro em Paranagua O projeto é uma realização da Origem Produções e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de diferentes empresas, a depender da localidade. Nas cidades do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski é patrocinado pela empresa Rodonaves; em Quatá e Paraguaçu Paulista pela Zilor, Energia e Alimentos; em Lençóis Paulista e Macatuba pela Lwart Soluções Ambientais e Zilor, Energia e Alimentos; em Areiópolis pela Zilor Energia e Alimentos. Já no Paraná, em Paranaguá conta com patrocínio da empresa Rocha Terminais Portuários e Logística. Conheça mais em: https://site.eraumavezbrasil.com.br/
Sobre a Origem Produções Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.