Mais de cem famílias da Zona Leste de São Paulo celebraram, no último sábado (5), a conquista da casa própria durante a entrega oficial das chaves no Residencial Santa Bárbara, em Artur Alvim. A cerimônia foi realizada pela Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB) e pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), no condomínio localizado na Rua Arcangelo Paoli. O empreendimento foi viabilizado por meio do Programa Pode Entrar Entidades, com investimento de R$ 20 milhões da Prefeitura.
O residencial conta com 100 apartamentos distribuídos em dois blocos de nove andares, todos equipados com elevadores. As unidades possuem entre 48m² e 49m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Parte dos apartamentos no térreo foi adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O condomínio também oferece áreas comuns como salão de festas, playground e quadra poliesportiva.
Durante a entrega, o prefeito Ricardo Nunes destacou o avanço do programa habitacional: “Estamos realizando o sonho das pessoas mais necessitadas, com imóveis sem entrada e parcelas de até 15% da renda familiar, com teto de R$ 540. É um programa para quem realmente precisa”. O secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, ressaltou que 45 mil unidades estão em construção atualmente, sendo mais de 9.200 só na Zona Leste.
Moradores emocionados também compartilharam suas histórias, como o aposentado Elíseo Lúcio, de 74 anos, que esperou 15 anos pela conquista. “Além de estar feliz por receber as chaves, soube que serei o zelador do condomínio”, contou. A diarista Meire Stelle comemorou o fim de 17 anos pagando aluguel. “Agora vamos investir no que é nosso”, disse, ao lado do filho.
O Programa Pode Entrar, maior projeto habitacional da história de São Paulo, tem diversas modalidades, como Aquisições, Entidades/Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas e Carta de Crédito. Com recursos exclusivamente municipais, o programa visa ampliar o acesso à moradia, reduzir o déficit habitacional e transformar a realidade de milhares de famílias paulistanas.