Mais de 100 famílias recebem as chaves da casa própria na Zona Leste de São Paulo

Entrega no Residencial Santa Bárbara marca avanço do Programa Pode Entrar, que já soma 45 mil unidades habitacionais em construção na capital paulista.

Redação - Itaquera em Notícias
07/04/2025 09h09 - Atualizado há 1 mês

Mais de 100 famílias recebem as chaves da casa própria na Zona Leste de São Paulo
Divulgação / Prefeitura de São Paulo

Mais de cem famílias da Zona Leste de São Paulo celebraram, no último sábado (5), a conquista da casa própria durante a entrega oficial das chaves no Residencial Santa Bárbara, em Artur Alvim. A cerimônia foi realizada pela Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB) e pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), no condomínio localizado na Rua Arcangelo Paoli. O empreendimento foi viabilizado por meio do Programa Pode Entrar Entidades, com investimento de R$ 20 milhões da Prefeitura.

O residencial conta com 100 apartamentos distribuídos em dois blocos de nove andares, todos equipados com elevadores. As unidades possuem entre 48m² e 49m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Parte dos apartamentos no térreo foi adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O condomínio também oferece áreas comuns como salão de festas, playground e quadra poliesportiva.

Durante a entrega, o prefeito Ricardo Nunes destacou o avanço do programa habitacional: “Estamos realizando o sonho das pessoas mais necessitadas, com imóveis sem entrada e parcelas de até 15% da renda familiar, com teto de R$ 540. É um programa para quem realmente precisa”. O secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, ressaltou que 45 mil unidades estão em construção atualmente, sendo mais de 9.200 só na Zona Leste.

Moradores emocionados também compartilharam suas histórias, como o aposentado Elíseo Lúcio, de 74 anos, que esperou 15 anos pela conquista. “Além de estar feliz por receber as chaves, soube que serei o zelador do condomínio”, contou. A diarista Meire Stelle comemorou o fim de 17 anos pagando aluguel. “Agora vamos investir no que é nosso”, disse, ao lado do filho.

O Programa Pode Entrar, maior projeto habitacional da história de São Paulo, tem diversas modalidades, como Aquisições, Entidades/Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas e Carta de Crédito. Com recursos exclusivamente municipais, o programa visa ampliar o acesso à moradia, reduzir o déficit habitacional e transformar a realidade de milhares de famílias paulistanas.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »