A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está construindo um novo reservatório para conter enchentes na Zona Leste da capital. Localizado no Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, o reservatório do Córrego Lapenna teve as obras iniciadas em setembro de 2024 e tem previsão de conclusão para março de 2026, com um investimento de R$ 67,1 milhões.
Com capacidade para armazenar até 33,3 mil m³ de água, o equivalente a 13,3 piscinas olímpicas, o reservatório ocupará uma área de 8,9 mil metros quadrados entre a Avenida Jacu-Pêssego e a estação de tratamento da Sabesp. A obra, que também prevê a canalização de 929 metros do córrego, atende a uma demanda histórica dos moradores, que sofrem com enchentes causadas pela elevação dos níveis do Rio Tietê e do Córrego Jacu.
Além de reduzir os impactos das cheias, a construção tem gerado empregos para a população local. O projeto integra um conjunto de melhorias promovidas pela Prefeitura na região, dentro do primeiro programa de urbanismo social da cidade. A iniciativa já requalificou vias, instalou mobiliário urbano e ampliou a acessibilidade, garantindo espaços mais seguros para pedestres e ciclistas.
As melhorias incluem a reestruturação de ruas, praças e escolas, além da implantação de travessias seguras, sinalização viária e espaços de lazer. Entre os locais beneficiados estão a Praça do Mutirão, o Largo Berigan e escolas como o CEI Jardim Lapenna e a E.E. Prof. Pedro Moreira Matos.