São Paulo, 03 de abril de 2025 – Divulgado recentemente pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o relatório dos testes de emissões do combustível E30, que podem definir o aumento da mistura de etanol anidro à gasolina para 30% encontra-se disponível no site do MME.
Conduzidos pelo Centro Tecnológico Timbro, que foi selecionado pelo Instituto Mauá (IMT), os testes de emissões do combustível E30 podem definir o aumento da mistura de etanol anidro à gasolina para 30%. Conforme o cronograma aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), os procedimentos foram realizados em fevereiro de 2025 e os resultados foram divulgados no último dia 28 de março. Os testes também trarão mais dados sobre a viabilidade do produto e eventuais desafios para adequação dos componentes.
O IMT avaliou os impactos da elevação do teor de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%. De acordo com os resultados, a mudança não causa impactos negativos relevantes em desempenho, dirigibilidade, consumo ou emissões. O estudo atende ao disposto na Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), que prevê a ampliação do uso de biocombustíveis como parte da estratégia brasileira de descarbonização e transição energética
Foram analisados 16 modelos de veículos leves, dos quais quatro foram testados no laboratório da Timbro em Itatiaia (RJ). As avaliações incluíram partidas a frio, estabilidade de marcha lenta, aceleração, retomadas de velocidade e emissões veiculares. Os veículos abastecidos com E30 apresentaram comportamento similar ao da gasolina E27, demonstrando que os sistemas eletrônicos de controle e injeção se adaptaram ao novo combustível.
Na avaliação do MME, os resultados do estudo alinham a política energética do país aos objetivos de sustentabilidade e segurança do consumidor.
A iniciativa contou com a participação de diversas entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), entre outras. E a Timbro foi escolhida pelo IMT para a realização de parte dos testes.
A Timbro investiu R$ 12 milhões em seu Centro Tecnológico, localizado em Itatiaia (RJ) e dedicado à certificação das emissões de veículos para o Brasil e Mercosul.
Inovação
De acordo com Bruno Russo, fundador e vice-presidente da Timbro, a participação no programa de testes da gasolina E30 complementa a estratégia em atuar nas principais frentes do setor automotivo. “A Timbro está focada em atender as demandas das montadoras, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis que atendam todo o setor automotivo, alinhadas às regulamentações e tendências globais no setor”, destaca.
Ainda com foco no segmento de veículos, a Timbro também inaugurou em 2024 um centro automotivo em Cariacica, no Espírito Santo, com investimento de R$ 25 milhões. O espaço conta com estrutura completa de PDI (pre-delivery inspection), cabine de pintura e pode receber até 12 mil automóveis simultaneamente e ocupa uma área de 250 mil m², otimizando a logística de distribuição e armazenamento. O terreno conta com uma área de reserva técnica de mais 100 mil m² para futuras expansões.
Timbro
Há 14 anos no mercado, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica operações complexas, trazendo soluções para seus clientes e parceiros. A companhia atua na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil; na importação de itens diversos para terceiros por encomenda ou conta e ordem; na distribuição de produtos e em serviços financeiros em comércio exterior. Com escritórios distribuídos pelo Brasil e países do exterior, a Timbro conta com mais de 460 colaboradores.
IMPRENSA
Máquina CW – [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HUMBERTO DOMICIANO DE PAULA
[email protected]