Motociata Inclusiva de Belo Horizonte no Minas Shopping integra comemorações do Abril Azul

Iniciativa vai proporcionar experiência sobre duas rodas para crianças e adolescentes com autismo no dia 27 de abril

JOãO MARCELO DE ALBUQUERQUE
03/04/2025 14h26 - Atualizado há 16 horas

Motociata Inclusiva de Belo Horizonte no Minas Shopping integra comemorações do Abril Azul
Divulgação
O Minas Shopping vai sediar a 2ª Motociata Inclusiva de Belo Horizonte no dia 27 de abril (domingo). O evento faz alusão ao "Abril Azul", uma campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e vai proporcionar para crianças e adolescentes autistas, maiores de 10 anos de idade, um passeio com motociclistas. A concentração será no estacionamento G2 às 8h, onde, depois da motociata, haverá atrações musicais e barraquinhas de comida.
Para o passeio sobre duas rodas, organizado pela Associação Unidas pelo Autismo, com apoio de motoclubes mineiros, centenas de motociclistas vão levar os jovens em suas motos até a Praça Sete, em um trajeto total de cerca de 14,5km. A iniciativa foi criada exclusivamente para as pessoas com deficiência, mediante apresentação de Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo médico. Os interessados em participar da motociata devem adquirir a camisa do evento, no valor de R$ 50 (pessoas com TEA pagam R$ 25). As inscrições devem ser feitas no aplicativo Meu Minas.
Para dar sequência à programação especial no Minas Shopping, depois da motociata, os participantes serão recebidos com um show das bandas Urbana 2, às 12h, e Velotrol, às 14h30. Além das atrações, os participantes terão acesso a um espaço kids e área de alimentação. A entrada é gratuita.


Segundo a presidente da associação Unidas pelo Autismo, Catiane Ferreira Gomes, realizar um evento desse porte é essencial para mostrar que a pessoa com deficiência pode estar em qualquer lugar desde que sejam feitos os ajustes necessários. "A deficiência só é um problema se não houver adaptação. E, neste mês de conscientização, é isso que buscamos, principalmente porque o autismo não tem características físicas para ser identificado", afirma.  

A associação foi fundada, em 2015, por um grupo de mães que se uniram na luta por igualdade na sociedade para pessoas com autismo. Catiane revela que a experiência nas motos é transformadora para todos os envolvidos: "Quem participa da motociata descreve a experiência como única. Para os motociclistas, é a oportunidade de proporcionar um momento especial e, para as pessoas com deficiência, é a chance de sentir a liberdade sobre duas rodas e viver algo novo e emocionante." No último ano, a motociata reuniu mais de 1.000 motociclistas e cerca de 125 jovens com TEA para uma volta na lagoa da Pampulha. "Todos os anos contamos com uma rede de apoio composta por profissionais da área de segurança, terapeutas e uma ambulância, além de oferecer orientações detalhadas aos motoclubes sobre todo o processo do evento", complementa Catiane sobre a preparação dos participantes.

Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping, afirma que a oportunidade de sediar a motociata reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. "Eventos como esse geram conexões e ajudam a construir um ambiente mais acolhedor, onde a informação se torna um agente de transformação. Ver a adesão dos motociclistas e o impacto positivo para as famílias reforça a importância dessa iniciativa", destaca.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]


Notícias Relacionadas »