São Paulo, 2 de abril de 2025 – No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), a Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás de metrô, ganhou um Centro de Informação à Pessoa com Deficiência. Iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a concessionária ViaMobilidade, o local conta com uma sala sensorial para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e neurodivergentes.
Projetado pela arquiteta Ana Paula Chacur, o espaço sensorial foi criado para acolher pessoas em crise, reduzindo estímulos externos para que possam, no seu tempo, retomar a viagem. O ambiente conta com isolamento acústico, controle de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, que garantem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento.
Além disso, o espaço direciona pessoas com deficiência e seus familiares à rede de serviços da SEDPcD, garantindo acesso aos atendimentos necessários; e realiza a manutenção de equipamentos como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados). O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência da Estação Santa Cruz será gerenciado pela ITS Brasil.
Localizado logo na entrada da estação, o centro é o primeiro do sistema metroferroviário a funcionar em espaço anterior à linha de bloqueios, as chamadas catracas, o que facilita o acesso do público.
“Nosso compromisso é tornar São Paulo cada vez mais acessível e inclusiva. A inauguração dessa sala sensorial representa um grande avanço para que pessoas autistas e neurodivergentes tenham um transporte público mais acolhedor”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Chamada de Linha da Saúde por ter em seu entorno importantes serviços de referência, como Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Hospital do Servidor Público Estadual, Instituto Jô Clemente, Fundação Dorina Nowill e Hospital São Paulo, a Linha 5-Lilás transporta, em média, cerca de 3 mil pessoas com deficiência por mês e oferece acessibilidade completa com pisos e rotas táteis, elevadores, rampas de fibra de vidro, mapas em braile, assentos preferenciais e banheiros adaptados em todas as estações.
“Como há importantes estabelecimentos de saúde no entorno da Linha 5-Lilás, é estratégico termos esse Centro de Informação à Pessoa com Deficiência instalado aqui na Estação Santa Cruz, com fácil acesso ao público. Acessibilidade e inclusão são valores que nos guiam na execução dos nossos projetos e nas nossas ações diárias e ficamos felizes em poder contribuir para que mais pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham o suporte desse serviço especializado”, afirma Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17. “É motivo de orgulho sermos parceiros desse projeto e inaugurarmos esse centro justamente no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, acrescenta.
Outros dois centros do tipo já funcionam nas estações Tatuapé (onde há também uma sala sensorial) e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô integradas a linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Imagens do novo centro estão disponíveis no link https://we.tl/t-cqQDM1l9Jo
Sala Sensorial na Estação Pinheiros
Também em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta semana a concessionária ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 inaugurou uma sala sensorial na Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Voltado para clientes com TEA, neurodivergentes ou que necessitem de ambiente adequado para autorregulação, o espaço está localizado em uma área mais reservada da estação, no mezanino superior, próximo à Sala de Supervisão Operacional (SSO) e tem, como principal objetivo, oferecer um ambiente de tranquilidade para pessoas que possam se encontrar em crise de ansiedade, distanciando-as do excesso de estímulos do ambiente, como luzes, sons e movimentação.
A sala conta com isolamento acústico para redução de barulhos externos, tatames em EVA no chão e paredes, permitindo mais conforto ao pisar e é envelopada em tons mais claros e amenos, estimulando o sentimento de calma e de maior equilíbrio. O espaço tem brinquedos como balanço em formato de trem, máquina de abraço, equipamentos adaptados, pufes e sofás, que oferecem conforto e segurança. A sala será constantemente supervisionada por um agente de atendimento e segurança (AAS).
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, terá conexão também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Informações à imprensa
Mariana Buccieri – 11 93244-5771
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE CASSIA BUCCIERI MARQUES
[email protected]