5 estratégias para uma logística imbatível

Startup focada nos mercados de mobilidade e logística mostra como oferecer uma boa experiência na entrega de produtos

MARIA DOS SANTOS
31/03/2025 14h33 - Atualizado há 1 dia
5 estratégias para uma logística imbatível
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No momento em que um produto é entregue na porta do cliente, estabelece-se um verdadeiro ponto de contato entre a empresa e o consumidor, e essa primeira interação é o que torna o impacto significativo. Portanto, é essencial que os negócios, independentemente do tamanho, adotem um processo eficiente de logística de entrega. 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, somente durante o período noturno, no Brasil, o volume de entregas aumentou de 3,2 milhões em 2023 para 5 milhões em 2024. A pesquisa da empresa de tecnologia também revelou o número de entregas por região durante o período. Em primeiro lugar, está o Sudeste com 1,8 milhões, seguido pelo Centro-Oeste com 1,3 milhões e, em terceiro, o Sul com 22,2 milhões.

 

Esses dados não apenas destacam a distribuição das entregas, mas também revelam a necessidade de estratégias inovadoras para se adaptar à crescente demanda.

 

Para ajudar comerciantes, a startup utiliza seus anos de experiência no mercado para trazer cinco dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo assim a melhor experiência possível para compradores. 

 

1- Planeje-se

Levante dados de como foram as vendas em períodos anteriores para ter noção de como poderá impactar a logística do seu negócio. Pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, em caso de datas comemorativas, por exemplo. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.
 

2 - Atenção aos prazos 

Já pensou em ficar esperando uma entrega que tinha previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção nesta etapa influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério.

 

3 - Ofereça opções

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, retiradas no local, entre outras. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores. 

 

4 - Planejamento das rotas de entrega

Certifique-se de fazer um planejamento das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento. Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.

 

5 - Deixe o cliente saber onde está a sua compra

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento da entrega é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue. 

 

Quando fazemos compras planejadas é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente receber. Ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso.

 

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e aplicativos de entregas do Brasil.


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MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
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