Completando 15 anos neste ano, a iniciativa "Leia com uma criança", do Itaú Social, chega a todos os estados da região Nordeste em 2025. A previsão é distribuir cerca de 1,1 milhão de livros para as turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino, beneficiando diretamente crianças de 1.793 cidades, por meio das secretarias municipais de Educação, que receberão os livros em suas sedes. Cada turma de creche e pré-escola da rede municipal receberá um kit com dez livros de literatura infantil. A ação integra o apoio ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, que, por meio do Programa Leitura Escrita na Educação Infantil, busca ampliar os acervos literários e incentivar práticas pedagógicas que envolvam a leitura nas unidades de Educação Infantil.
Primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, o “Leia” surgiu com o objetivo de convidar os adultos a lerem com as crianças. A iniciativa propõe que, além de contar uma história, o mediador de leitura se envolva ativamente, incentivando a participação das crianças no processo. Até o momento, mais de 63 milhões de livros de literatura infantil foram distribuídos para famílias, organizações da sociedade civil e secretarias de Educação em todo o país.
“Após mais de uma década de atuação, o ‘Leia com uma criança’ passou por um processo de reformulação, e o Itaú Social identificou a necessidade de intensificar seus esforços para garantir o direito à leitura. Desde 2023, a iniciativa vem ampliando o acervo literário de salas de referência de creches e pré-escolas, contribuindo para as estratégias pedagógicas dos profissionais das instituições de Educação Infantil, especialmente para o trabalho das professoras e dos professores. Por meio dos livros, esses profissionais podem desenvolver atividades que promovem a cultura escrita e estimulam experiências de leitura literária de maneira prazerosa, lúdica e significativa”, explica Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.
Os dez títulos da coleção distribuída foram escolhidos com base em critérios técnicos, incluindo a temática abordada, a qualidade literária e o projeto gráfico. O processo também incluiu uma atividade prática com famílias de todas as regiões do Brasil, além de avaliações de especialistas e mediadores de leitura. O objetivo é garantir que os livros promovam interação entre adultos e crianças, fortalecendo o papel da literatura como ferramenta pedagógica e de criação de vínculos afetivos.
As secretarias municipais de Educação da região Nordeste que ainda não receberam nenhum contato e têm interesse em receber o kit de livros para as instituições de educação infantil devem preencher o formulário disponível no site: www.itausocial.org.br/leiacomumacrianca/
Distribuição para outras regiões
Em 2023, o Itaú Social destinou um milhão de livros infantis para quase 70 mil turmas de creche e pré-escola das redes públicas municipais em 864 cidades das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Os kits também foram distribuídos às formadoras do Projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), por meio das universidades federais responsáveis pela formação.
Em 2024, o Rio Grande do Sul foi escolhido como foco do “Leia com uma criança”, reforçando o apoio às comunidades afetadas pela crise climática no estado. Com isso, a instituição distribuiu 220 mil livros para turmas de creche e pré-escola das redes municipais de ensino. A distribuição foi realizada em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), beneficiando 414 formadoras do Projeto LEEI no estado.
Conteúdos formativos gratuitos
Em outra frente de atuação, o Itaú Social oferece conteúdos formativos on-line na página do Leia com uma criança. São disponibilizados cursos, materiais de leitura, podcasts e um catálogo de livros audiovisuais acessíveis, direcionados a pessoas com deficiência e seus responsáveis ou curadores.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELAINE CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA
[email protected]