SEFRAS oferece serviço referência no Brasil para atendimento de imigrantes e refugiados

CRAI Oriana Jara, mantido em parceria com a Prefeitura de São Paulo, realiza cerca de 800 atendimentos por mês

REPÓRTER JS
28/03/2025 09h34 - Atualizado há 2 dias
SEFRAS oferece serviço referência no Brasil para atendimento de imigrantes e refugiados
Foto por: Freepik

São Paulo, março de 2025 - De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Brasil possui mais de 790 mil pessoas refugiadas e que precisam de proteção internacional, oriundas de 168 países. Nesse contexto, o SEFRAS - Ação Social Franciscana e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferecem um serviço considerado referência no país no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara. Em média, são realizados cerca de 800 atendimentos mensais para imigrantes e refugiados.

Reconhecido nacional e internacionalmente pelo ACNUR e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), o CRAI Oriana Jara foi criado há uma década para oferecer suporte na regularização migratória, assistência jurídica e social, atendimento psicológico, educação e acolhimento de denúncias de violações, além de promover a formação continuada de servidores e agentes públicos municipais.

Já por meio do Centro de Acolhida ao Imigrante – Casa de Assis, o SEFRAS e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo proporcionam um acolhimento humanizado para imigrantes e refugiados com acesso à alimentação, acomodação, atendimentos psicológico, social e jurídico, acompanhamento do processo de saída da situação de rua, estudo da língua portuguesa e apoio à inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa atende 110 pessoas todos os meses. “A Casa de Assis tem como missão garantir os direitos básicos de quem chega sem ter para onde ir, sempre com foco em suas necessidades e no caminho para a autonomia. Durante o acolhimento, participam de diversas atividades socioeducativas para que consigam se estabelecer por conta própria no Brasil. O tempo médio de permanência varia de três a seis meses, mas saem até antes desse período ao conseguirem emprego e renda”, comenta Frei José, Diretor Presidente do Sefras.

 

Serviço

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e está localizado na Rua Major Diogo, 834, no bairro Bela Vista. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2361-5069 ou (11) 2361-3780. Já o Centro de Acolhida ao Imigrante – Casa de Assis recebe pessoas encaminhadas pela Prefeitura Municipal de São Paulo e fica na Rua Japurá, 234, também na Bela Vista. 

 

Sobre o Sefras

Sefras é uma organização social apartidária e de princípios franciscanos com 25 anos de ação em São Paulo e no Rio de Janeiro. A entidade atende diariamente mais de 4 mil pessoas, combatendo violações de direitos, promovendo a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis e lutando contra a fome e a desigualdade.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA SANSONI
[email protected]


Notícias Relacionadas »