Um prato especial cuidadosamente preparado, uma massagem relaxante nos pés e uma dose extra de carinho e atenção. Foi assim que Agnes Romana Alves Gomes se despediu do Hospital Vera Cruz, da Hapvida, em Belo Horizonte, após 10 dias de internação. Diagnosticada com câncer, a paciente passou por uma gastrectomia total (remoção completa do estômago) e, antes de voltar para casa, recebeu um gesto de afeto que tornou sua recuperação mais leve e acolhedora: a experiência gastronômica do projeto “Toque de Amor”.
A iniciativa, realizada no dia 27 de março, faz parte do programa Apaixonados pela Vida e tem como objetivo humanizar o ambiente hospitalar, proporcionando momentos de cuidado e conexão entre equipe assistencial, pacientes e familiares. Mais do que oferecer uma refeição afetiva, o projeto busca transformar a internação em uma experiência menos dolorosa, reforçando a confiança entre profissionais de saúde e aqueles que estão em tratamento.
No caso de Agnes, o toque de amor se traduziu em um momento de autocuidado, que incluiu uma conversa sobre a importância de olhar para si mesma e um prato escolhido por ela: mosaico de gelatina, preparado com dedicação pelo cozinheiro do hospital. O gesto simples, mas carregado de significado, emocionou tanto a paciente quanto seu marido. “Eles se sentiram cuidados e agradeceram muito. Disseram que esse momento foi essencial para que a alta hospitalar fosse mais tranquila. Nunca se sentiram tão bem tratados como agora”, conta Aline Alkimim, supervisora de Nutrição do Vera Cruz e uma das responsáveis pelo projeto.
Para Aline, essa ação vai muito além da alimentação. “São pequenos atos de amor que fazem a diferença na recuperação dos pacientes. Mostrar que estamos aqui e que nos importamos de verdade fortalece o vínculo entre equipe e pacientes. Isso faz bem não só para eles, mas também para nós, profissionais da saúde. Saber que podemos transformar um momento difícil com tão pouco é muito gratificante”, afirma.
O Toque de Amor é uma parceria entre o setor de Nutrição e o Serviço Social do hospital. A iniciativa surgiu no Hospital Salvalus, em São Paulo, e se expandiu para todas as unidades da Hapvida pelo país. Em cada hospital, uma equipe multidisciplinar identifica pacientes que enfrentam situações delicadas e promove essa experiência de acolhimento gastronômico.
De acordo com Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da companhia, essas ações fortalecem o cuidado centrado no paciente. “Nosso objetivo é proporcionar conforto emocional e, assim, contribuir para a recuperação. O Toque de Amor não é apenas sobre nutrição, mas sobre redução do estresse, bem-estar e fortalecimento dos laços sociais”, destaca.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]