Degustadora recebe inscrições para segunda edição de seu Concurso Literário

Autores com obras inéditas em língua portuguesa podem se inscrever até 27 de abril nas categorias romance literário, novela, livro de contos e peça teatral

ANGELO DAVANçO COMUNICAçãO
27/03/2025 08h24 - Atualizado há 3 dias
Degustadora recebe inscrições para segunda edição de seu Concurso Literário
Foto: Divulgação
A Degustadora Editora está com inscrições abertas para o seu 2º Concurso Literário, iniciativa que busca dar espaço para publicação de talentos da literatura em língua portuguesa. Após o sucesso da primeira edição, no ano passado, que teve 340 obras inscritas, inclusive de autores de Portugal, a expectativa é de ainda mais engajamento neste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril de 2025.

Autores interessados devem enviar suas obras em formato PDF, sem identificação no arquivo, para o e-mail [email protected], com o assunto "Concurso literário". O nome completo e documento do autor devem estar apenas no corpo do e-mail. Cada autor pode inscrever quantas obras desejar, desde que sejam todas inéditas. O regulamento completo pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/1jblfrZJEiVdGJvks7ZZE_MNmBB3Anio0/view?pli=1

O concurso contempla as categorias romance literário, novela literária, livro de contos e peça teatral. As obras podem ter participado de outros concursos, mas não podem ter sido publicadas ou premiadas anteriormente - inclusive no formato digital.

O vencedor terá sua obra publicada em capa dura e brochura pelo selo Ópio Literário (no caso de romance, novela ou contos) ou Thumelê (para peça teatral), ambos da Degustadora Editora. Além da publicação com 13% de direitos autorais, o autor receberá R$ 1.200,00 como adiantamento.

Visibilidade aos autores
“Nossa proposta é movimentar o cenário literário e dar visibilidade a nomes que muitas vezes ainda não chegaram ao mercado editorial. Os autores estão por todo o Brasil e outros países de língua portuguesa, escrevendo, produzindo, e nosso objetivo é dar um apoio à publicação de tantas obras de qualidade que estão surgindo”, afirma Melissa Velludo, editora da Degustadora, vencedora do prêmio de melhor livreira do país pela Publishnews/Catavento em 2024, e que será uma das juradas da premiação.

A primeira edição do concurso teve como vencedora a autora paranaense Cristina Bresser de Campos, que levou o prêmio com seu romance Instantâneos de Anas. Para ela, iniciativas como essa são essenciais para quem produz literatura. “Os prêmios são um forte incentivo à produção literária, além de apontarem direções para autores que estão despontando no cenário nacional”, afirma. “Cada vez que recebo um prêmio, ou mesmo uma menção honrosa, tenho o endosso da comunidade literária ao meu trabalho”, completa Cristina.

O anúncio da obra vencedora da segunda edição do concurso será feito durante o Festival Literário de Inverno da Degustadora, que ocorrerá em julho de 2025.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELO ROGÉRIO DAVANÇO
[email protected]


Notícias Relacionadas »