Innospec e Unesco Iesalc firmam parceria para estudantes indígenas

Principal resultado do projeto consistirá em um curso sobre desenvolvimento sustentável e STEM

ROSANGELA ANDRADE
25/03/2025 18h17 - Atualizado há 5 dias
Innospec e Unesco Iesalc firmam parceria para estudantes indígenas
Divulgação/Innospec

A Innospec (NASDAQ: IOSP), empresa líder global em especialidades químicas, anuncia a parceria com o Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO (IESALC) para lançar um programa educacional destinado a melhorar o acesso à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para estudantes indígenas no Brasil. O principal resultado do projeto consistirá em um curso sobre desenvolvimento sustentável e STEM – co-projetado por estudantes e pesquisadores indígenas e não indígenas – integrando o conhecimento e a ciência indígenas aplicados às práticas de sustentabilidade para capacitar diversas vozes na educação STEM. Esta iniciativa treinará diretamente 40 estudantes indígenas, com seus efeitos cascata beneficiando mais 200 indivíduos.

De acordo com dados de 2022 do IBGE e do INEP, mais de 46.000 indígenas estavam matriculados no ensino superior, quase cinco vezes o número registrado em 2011.  No entanto, apesar dessa melhoria significativa, as vozes indígenas permanecem sub-representadas no sistema educacional brasileiro.

Ao colaborar com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte, Brasil, o programa responde aos objetivos expressos por estudantes indígenas durante a recente Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5) para um maior envolvimento na educação STEM.  Esse objetivo está alinhado com o novo Pacto para o Futuro da ONU, que enfatiza a proteção e o aprimoramento do conhecimento indígena.

Vali Jerome, presidente de Fuel Specialties da Innospec, disse: "Operamos no Brasil desde 2011 e hoje empregamos mais de 300 pessoas.  Como um empregador focado em STEM, estamos satisfeitos que o número de estudantes universitários indígenas esteja aumentando.  Estamos honrados em trabalhar ao lado da UNESCO para continuar a ampliar a educação, o treinamento e as oportunidades profissionais STEM para estudantes indígenas no Brasil." Saiba mais sobre essa parceria aqui.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANGELA ANDRADE E SILVA
[email protected]


FONTE: Danilo Pinheiro Performance em Marketing
Notícias Relacionadas »