Rota Regenerativa, nova webserie da ORÍGEO, mostra como o agro brasileiro pode transformar o futuro da produção agrícola

GRAZIELE OLIVEIRA
25/03/2025 08h53 - Atualizado há 5 dias
Rota Regenerativa, nova webserie da ORÍGEO, mostra como o agro brasileiro pode transformar o futuro da produção agrícola
Divulgação
Produção audiovisual, disponível gratuitamente e on-line, destaca como as práticas agrícolas regenerativas podem apoiar a jornada global de descarbonização
A crescente preocupação com a produção sustentável e a urgência de abastecer o mundo com alimentos e combustíveis de maneira cada vez mais responsável impulsionam a agricultura regenerativa como um caminho viável para garantir a produtividade sem comprometer os recursos naturais. Nesse cenário, a ORÍGEO e a BUNGE apresentam sua nova série: Rota Regenerativa – caminhos que renovam o futuro. A produção audiovisual estará disponível gratuitamente e on-line no Youtube, com cinco episódios novos lançados a cada 15 dias. Um roteiro que explorará o futuro dos cultivos, abordando os desafios, as oportunidades e os impactos dessa transformação no campo.
A websérie aprofunda o papel da agricultura regenerativa na construção de um futuro mais sustentável, destacando práticas que aliam produtividade e preservação ambiental. Técnicas como a diversificação de culturas, o plantio direto e a conservação do solo são abordadas por especialistas e produtores rurais, que compartilham experiências reais sobre os benefícios dessas estratégias. Além de conscientizar sobre a importância da regeneração dos ecossistemas, a série reforça que a transformação no campo é uma jornada coletiva, cujo sucesso depende do envolvimento de toda a cadeia – da fazenda ao consumidor. Com isso, as empresas reafirmam seu compromisso de impulsionar práticas inovadoras que equilibram eficiência e responsabilidade ambiental.
"A websérie Rota Regenerativa é uma ferramenta importante para disseminar conhecimento e engajamento sobre o futuro da agricultura. Queremos mostrar que a transformação já está em curso, impulsionada por práticas regenerativas que podem impactar todo o ecossistema, promovendo uma revolução no agro e no planeta de forma integrada e sustentável", destaca Roberto Marcon, CEO da ORÍGEO. "Cada episódio representa uma etapa fundamental dessa jornada, trazendo insights valiosos e um convite à ação. A mudança depende do envolvimento de todos, e cada pessoa pode contribuir para a construção de um futuro mais equilibrado.
Para o vice-presidente de agronegócios da Bunge para a América do Sul, Rossano de Angelis Junior "a urgente necessidade de descarbonização da economia traz novas oportunidades de mercado para soluções menos intensivas em carbono, com enorme potencial para o setor de grãos e oleaginosas. Queremos apoiar agricultores parceiros a aproveitarem as oportunidades desse mercado em expansão ao mesmo tempo em que ajudamos nossos clientes a cumprirem seus próprios compromissos de sustentabilidade. Junto da ORÍGEO, seguimos numa parceria que escala iniciativas de agricultura regenerativa e que conecta os elos da cadeia produtiva para acelerar essa transformação.”
Abaixo, saiba mais sobre os episódios.
Como chegamos até aqui: o primeiro episódio faz um panorama histórico e social da agricultura, explorando sua evolução e os impactos das diferentes práticas agrícolas. O episódio apresenta as bases da agricultura regenerativa, destacando sua importância e explicando como ela pode ser a chave para transformar a agricultura.
  1. A cultura da mamona: focado em uma cultura com grande potencial, este segundo episódio diz como a cultura se insere na agricultura regenerativa, com benefícios diretos para a saúde do solo e o potencial para atender os mercados em expansão. Além do óleo, que é amplamente conhecido, a mamona oferece outros produtos, como biocombustíveis, materiais industriais e até medicamentos. Com isso, ela se torna uma alternativa sustentável.
  2. A cultura da canola: o terceiro capítulo destaca essa outra cultura alternativa que vem ganhando destaque na agricultura. Ela abre portas para novos mercados e oportunidades de negócios. Usada em alimentos, biocombustíveis e até cosméticos, a canola é uma opção que pode transformar a forma como cultivamos e consumimos, ajudando a criar um sistema agrícola mais sustentável e equilibrado. Este episódio mostra como essa cultura pode ser uma grande aliada na busca por um futuro com culturas mais diversas.
  3. O legado das gerações: neste episódio, o principal foco são os produtores e suas famílias, protagonistas da agricultura regenerativa. O conteúdo explora a importância do legado familiar e o papel das novas gerações na preservação e manutenção do futuro do planeta, destacando que a continuidade dessas práticas envolve muito mais do que a regeneração do solo. Ela inclui a preservação da água, o manejo responsável da biodiversidade e a promoção de sistemas agroalimentares mais eficientes.
  4. Um futuro regenerativo para todos: o último episódio faz um resumo dos pontos abordados ao longo da série, ilustrando a cadeia por trás da agricultura regenerativa, destacando que seu verdadeiro impacto só é possível quando todos – produtores, empresas e consumidores – estão unidos em prol de um futuro sustentável. Fazendo um resumo dos pontos abordados ao longo da série, reforça os benefícios dessa abordagem, como a melhoria da produtividade, a melhoria dos ecossistemas e a promoção da saúde do solo. Ao mesmo tempo, alerta sobre os riscos de não adotar essas práticas, como o esgotamento dos recursos naturais e a perda de equilíbrio nos ecossistemas, e conclui com um apelo para que todos se envolvam ativamente na transformação rumo a um modelo agrícola mais resiliente.
"A agricultura regenerativa vai além de uma abordagem – é uma verdadeira mudança de mentalidade. A transformação do agro começa no solo, mas só ganha escala com o protagonismo dos produtores rurais. Com a Rota Regenerativa, a ORÍGEO reforça seu compromisso em demonstrar que a regeneração dos recursos naturais não é apenas necessária, mas o caminho para um futuro sustentável, no qual toda a cadeia produtiva e a sociedade colhem os benefícios dessa evolução", conclui o CEO Roberto Marcon.
O primeiro episódio série estará disponível a partir de 8 de abril no Youtube. Até lá, confira o trailer e embarque nessa jornada de aprendizado: Clique aqui!
Para mais informações, acesse https://rotaregenerativa.origeo.com.br/.
Sobre a ORÍGEO   
Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.
Sobre a Bunge
Na Bunge (NYSE: BG), nosso propósito é conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, ingredientes para nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Com mais de dois séculos de experiência, escala global incomparável e relacionamentos profundamente enraizados, trabalhamos para fortalecer a segurança alimentar global, aumentar a sustentabilidade onde operamos e ajudar as comunidades a prosperarem. Como líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, valorizamos nossas parcerias com os agricultores para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para desenvolver soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo. Nossa empresa tem sua sede registrada em Genebra, na Suíça, e seu escritório corporativo principal está em St. Louis, Missouri. Temos mais de 23.000 colaboradores trabalhando em mais de 300 instalações localizadas em mais de 40 países. Conheça mais em www.bunge.com.br.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »