Zapay inova com consultas de débitos veiculares via WhatsApp, usando Inteligência Artificial

Fintech inaugura produto de IA pioneiro no ramo, que agiliza e democratiza serviços oferecidos pelo app da empresa

TATIANE SANTOS
21/03/2025 11h26 - Atualizado há 1 semana
Zapay inova com consultas de débitos veiculares via WhatsApp, usando Inteligência Artificial
Pixabay

A Zapay acaba de lançar no mercado uma experiência pioneira entre aplicativos de mobilidade: agora os clientes podem consultar IPVA, licenciamento e multas diretamente pelo WhatsApp, com suporte de inteligência artificial, sem a necessidade de baixar outro aplicativo ou ser levado para outra página. A novidade chega para oferecer aos clientes uma alternativa rápida e que não ocupa espaço extra na memória do celular, com a mesma agilidade e segurança da experiência do aplicativo da Zapay.  

Para utilizar o serviço, basta iniciar uma conversa pelo número oficial da Zapay no WhatsApp +55 11 96650-6754. A inteligência artificial irá solicitar informações da placa do veículo e um dado de segurança, como CPF ou Renavam. Em seguida, o sistema realiza a consulta dos débitos veiculares, exibindo-os diretamente na conversa. Se existirem pendências, o usuário recebe o link seguro para efetuar o pagamento de forma rápida e flexível, com possibilidade de parcelar em até 12 vezes no cartão. 

“Nosso objetivo é oferecer uma experiência intuitiva e moderna. Em vez de navegar por ícones em um aplicativo ou ser redirecionado para outras páginas, os clientes ganham tempo e têm mais praticidade usando esse novo recurso. Como empresa credenciada em todos os DETRANs, a Zapay consegue realizar essa integração com segurança e confiabilidade, garantindo aos nossos clientes uma experiência segura”, explica o CEO da Zapay, Callebe Mendes.  

Tecnologia e personalização

Desenvolvido internamente, o sistema integra a API da Zapay à plataforma da OpenAI, permitindo respostas personalizadas, em linguagem natural e em tempo real. Utilizando modelos de linguagem treinados para compreender perguntas e oferecer respostas específicas sobre os débitos veiculares, é possível personalizar o suporte ao usuário, simulando uma conversa natural no Whatsapp, com respostas e comandos de fácil entendimento. 

Na prática, toda a tecnologia implementada tem como objetivo simplificar e democratizar o acesso aos serviços da Zapay, economizando tempo e evitando filas ou burocracias, numa experiência rápida, amigável e confiável. O serviço atende todos os proprietários de carros, motos e caminhões. 

Mendes afirma ainda que a tendência é que, aos poucos, todos os serviços do aplicativo sejam oferecidos no Whatsapp e que a tecnologia de inteligência artificial também seja processada no aplicativo da empresa. “Nosso objetivo é tornar a experiência cada vez mais completa e integrada, cobrindo todo o ciclo de necessidades do usuário em relação à mobilidade”, conclui. 

 

 

 


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TATIANE MARIA DOS SANTOS
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