A concentração de CO₂ (dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa GEE) na atmosfera disparou nos últimos dois anos, de acordo com um estudo da NOAA, agência americana que monitora oceanos e clima. Nesse contexto, em que o transporte é um dos principais emissores de GEE, a adoção de práticas mais sustentáveis é urgente. Atentos a essa necessidade, os aplicativos de mobilidade nos espaços urbanos têm adotado soluções com menos impactos ambientais, como caronas compartilhadas e uso de veículos de emissão zero (do inglês: Zero Emission Vehicles – ZEV). Nesta semana, Goiânia (GO) recebeu o lançamento de um recurso que utiliza a tecnologia ZEV e promete viagens 100% elétricas para concorrer com os já conhecidos aplicativos de transporte.
Para o engenheiro de transportes e especialista do Mova-se Fórum de Mobilidade, Matheus Duarte, a operação da ferramenta, que será baseada exclusivamente em veículos elétricos e híbridos, vai ao encontro da promoção de uma transição energética no setor de mobilidade, no sentido de reduzir as emissões de gases poluentes. “Essa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar um futuro mais sustentável. Especificamente, a operação se conecta aos ODS 12, que incentivam padrões de consumo e produção responsáveis, e ao ODS 13, que propõem ações concretas para combater as mudanças climáticas”, explica.
Matheus destaca que a utilização de veículos elétricos ou híbridos apresenta vantagens competitivas significativas, como custos operacionais mais baixos em comparação com veículos a combustão e menores necessidades de manutenção, devido à modernidade dos modelos elétricos. Essas condições já motivaram muitos motoristas a optarem por alugar veículos elétricos, mesmo em outras plataformas, visando a redução de custos e o aumento da lucratividade. “A chegada do novo aplicativo de mobilidade pode, portanto, reforçar essa tendência, promovendo ainda mais a transição energética no trânsito e impactando o mercado local com uma maior demanda por veículos elétricos e híbridos”, avalia.
Desafios
A operação com veículos elétricos ou híbridos representa um avanço significativo para a sustentabilidade, mas enfrenta desafios estruturais que podem limitar o potencial da novidade em Goiânia. “Um dos principais obstáculos é a infraestrutura de recarga, já que a cidade ainda conta com uma rede limitada de pontos. Isso pode dificultar a rotina dos motoristas parceiros, que precisam manter seus veículos operacionais durante o dia”, pontua. Além disso, o engenheiro observa que, apesar da relevância da iniciativa, ainda são necessárias medidas como isenções tributárias, redução de taxas para aquisição ou aluguel de veículos elétricos e subsídios para a instalação de locais para recarga.
Matheus reforça que, para superar essas barreiras, será fundamental articular parcerias com o setor público e privado, uma vez que essa união contribuirá com um ambiente mais favorável e competitivo, de forma estratégica. “Vale ressaltar que a transição energética na mobilidade é uma pauta bastante discutida em Goiás, que possui diversas ações voltadas à sustentabilidade. Dentre elas, a aquisição de ônibus 100% elétricos e movidos a biometano, que reforçam a busca por um transporte mais limpo. Outra política interessante, nesse sentido, seria a integração modal entre o transporte público coletivo e as plataformas de mobilidade que operam com veículos elétricos, para ampliar as opções para os usuários e promover uma mobilidade urbana mais sustentável e inteligente”, arremata.
Sobre o Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade @movaseforumdemobilidade
O Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade foi criado em 2021 por especialistas em mobilidade urbana de diversas áreas, com o intuito de discutir e contribuir com soluções para a mobilidade do Brasil. O grupo, que começou com quatro integrantes e hoje conta com mais de 600 profissionais – entre técnicos, pesquisadores e professores do segmento no país –, tornou-se destaque em pesquisas e desenvolvimento de conhecimento sobre transporte público, pedestres, vias inteligentes e temas relacionados.
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CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
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