Mês do Consumidor: estratégia omnichannel pode auxiliar em aumento das vendas e fidelização clientes

Especialista da VR Software orienta varejistas sobre como potencializar resultados com a integração de canais online e offline

LARISSA BORGES
20/03/2025 15h22 - Atualizado há 1 semana
Mês do Consumidor: estratégia omnichannel pode auxiliar em aumento das vendas e fidelização clientes
Créditos: Divulgação

São Paulo, março de 2025 - Conhecido como a ‘Black Friday’ do primeiro semestre, o Mês do Consumidor é uma oportunidade estratégica para empresas ampliarem suas vendas e estreitarem o relacionamento com os clientes. Durante o período, o volume de buscas e intenções de compra cresce significativamente, o que torna o atendimento personalizado e ágil essencial para a fidelização do público.

Segundo André Teté, Head de Inovação da VR Software, empresa especializada em soluções inovadoras para o varejo alimentar, a estratégia omnichannel é uma aliada poderosa nesse cenário. “Essa abordagem integra os canais online e offline, oferecendo ao cliente uma experiência de compra integrada e sem interrupções. Isso resulta em maior satisfação e fidelização, além de ampliar as oportunidades de vendas”, explica.

A estratégia omnichannel permite que o cliente transite livremente entre os ambientes digital e físico, adaptando sua jornada de compra conforme suas necessidades. Por exemplo, ele pode iniciar uma compra online e finalizar na loja física ou optar pelo formato "clique e retire", que evita filas e proporciona conveniência. Essa flexibilidade é essencial para consumidores que buscam agilidade e praticidade.

“No varejo, a agilidade é fundamental. O modelo ‘clique e retire’, por exemplo, atende às expectativas de clientes que não querem esperar por longos prazos de entrega. Empresas como o Magazine Luiza investem fortemente nessa estratégia, e hoje 22% dos pedidos feitos no marketplace da marca seguem esse formato. Além disso, 80% dos pedidos do e-commerce são entregues pelo ecossistema Magalu Entregas, sendo 45% deles em até 48 horas”, destaca Teté.

Primeiros passos para implementar a estratégia omnichannel

Para os varejistas que desejam investir nessa estratégia, André Teté orienta:

  • Analisar os canais existentes e o comportamento do consumidor para identificar pontos de melhoria.
  • Investir em tecnologias que integrem os canais, como sistemas de gestão integrada (ERP), plataformas de CRM e soluções de inteligência artificial.
  • Capacitar a equipe para utilizar essas ferramentas e atuar como consultores na jornada de compra.

“Ao integrar esses sistemas, é possível sincronizar estoques em tempo real, automatizar recomendações de produtos com base no perfil do cliente e garantir que as promoções sejam aplicadas de forma consistente em todos os canais”, explica Teté. “Além disso, ferramentas como “chatbots” para atendimento em tempo real e aplicativos para compras rápidas otimizam ainda mais a experiência do cliente.”

Desafios e resistências

Apesar dos avanços, alguns varejistas ainda resistem à digitalização por considerarem o ambiente online um concorrente, e não um aliado. Essa resistência pode gerar insatisfação nos clientes devido à falta de sincronização entre estoque, preços e promoções. “Um cliente pode encontrar um preço diferente no site e na loja física ou descobrir que um item disponível online está esgotado na unidade escolhida”, alerta Teté.

Para superar esses desafios, Teté destaca que é essencial:

  • Unificar a gestão de estoques e promoções para evitar divergências entre os canais.
  • Oferecer treinamentos contínuos à equipe para orientarem os clientes e utilizar as ferramentas digitais de forma eficiente.

“A tecnologia é uma aliada essencial, mas é o preparo da equipe que garante uma experiência de compra satisfatória e personalizada”, finaliza o Head de Inovação da VR Software.

Sobre o Grupo VR

O Grupo VR é composto por empresas especializadas em tecnologia para supermercados, oferecendo soluções que simplificam as operações do setor de ponta a ponta, desde a gestão de retaguarda até o ponto de venda (PDV). Fundada em 2006 na cidade de Limeira (SP), a empresa conta com mais de 400 colaboradores em todo o Brasil, especialistas em inovar e aplicar os mais avançados sistemas em todos os processos do varejo alimentar. Com um amplo portfólio que atende mais de 3 mil clientes em território nacional, distribuídos em mais de 17 mil PDVs e que são responsáveis por transacionarem cerca de R$50 bilhões por ano. O Grupo VR acredita que somente a tecnologia é capaz de garantir ao supermercado a otimização de processos, o aumento das vendas e dos lucros e a fidelização de clientes. Saiba mais em: www.vrsoft.com.br


 

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