Democratização da tecnologia e governança: a chave para adoção de IA na visão do Stefanini Group

Para Fabio Caversan, VP Global de Inovação do Stefanini Group, a implementação adequada permite alavancar resultados concretos

PIETRA DE PAULA TIMóTEO
19/03/2025 13h11 - Atualizado há 1 semana
Democratização da tecnologia e governança: a chave para adoção de IA na visão do Stefanini Group
Dfreire

Apesar de toda a evolução da Inteligência Artificial (IA) Generativa nos últimos anos, as oportunidades de crescimento do uso da ferramenta são imensas. De acordo com uma pesquisa do MIT, apenas 9% dos mil executivos entrevistados tinham um exemplo funcional de adoção da tecnologia para mostrar. 

 

Esse é um cenário que deverá mudar rapidamente. “A IA vem se democratizando rapidamente, passando a estar disponível para todas as áreas de negócio – não apenas por meio de soluções prontas, mas também com a possibilidade de desenvolvimento de soluções personalizadas”, afirma Fabio Caversan, vice-presidente global de Inovação do Stefanini Group.  

 

Para o executivo, o grande ponto é contextualizar a tecnologia dentro dos processos de negócios. “Para isso, precisamos de dados robustos e uma implementação adequada, permitindo que exploremos o melhor da tecnologia e alavancar os resultados”, acrescenta. 

 

Com um modelo de governança de IA implementado e mais de 8.000 prompts que são usados de forma descentralizada para apoiar as equipes internas, o Stefanini Group permite que as diferentes áreas criem e reutilizem soluções de Inteligência Artificial. “Esse processo já estava mais desenhado, por termos essa expertise há mais de 14 anos ‘em casa’. Com isso, podemos integrar a IA nos processos das empresas de forma segura e eficiente”, diz Caversan. 

 

A grande experiência com Inteligência Artificial tem permitido ao Stefanini Group concorrer em escala global – o que é um enorme desafio. “Temos uma presença global forte, com uma mão de obra altamente qualificada e local, mas competimos com países como a Índia, considerados como referência em tecnologia”, conta o executivo. 

 

Para superar esse desafio e competir em pé de igualdade, o grupo trabalha continuamente para mostrar que suas soluções tecnológicas estão à altura dos concorrentes internacionais. “Mesmo que a Marca Brasil ainda não seja amplamente reconhecida por sua excelência tecnológica, estamos sempre buscando construir essa visão”, completa o executivo, que contabiliza mais de 250 casos de IA aplicada em clientes ao redor do mundo.  

 

 

 

 

 

Sobre o Stefanini Group 

Stefanini Group é um grupo global de origem brasileira com 37 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo é reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua com um sólido portfólio de soluções que abrange Data & Analytics, Cibersegurança, Finanças, IA, Manufatura (Indústria), Marketing e Tecnologia. Presente em 41 países e com 38 mil colaboradores, o Stefanini Group é apontado como o grupo que mais cria valor internacional, segundo o Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA DE PAULA TIMÓTEO
[email protected]


Notícias Relacionadas »