Com sessão gratuita no dia 20 em Campinas, documentário 'Cicatriz' une memória da ditadura e vozes da juventude

A2N Comunicação
18/03/2025 13h04 - Atualizado há 1 mês

Com sessão gratuita no dia 20 em Campinas, documentário Cicatriz une memória da ditadura e vozes da juventude
Divulgação
O celebrado Oscar de melhor filme internacional para ‘Ainda Estou Aqui’ trouxe à tona memórias da ditadura militar, resgatando um passado que não pode ser esquecido, para que não se repita. Assim como a família de Eunice Paiva, retratada no filme de Walter Salles, a família da cineasta campineira Débora Castro também foi diretamente impactada pela brutalidade da ditadura, mesmo que ela tenha demorado a descobrir a razão.

Desde a infância, Débora se intrigava com a cicatriz do pai, Claudinei, mas as respostas que recebia nunca lhe pareciam suficientes. Anos depois, a busca por compreender esse passado resultou no documentário ‘Cicatriz’, que passa a limpo a história de seu pai, que foi preso e torturado em 1972, durante a ditadura militar.


Com uma abordagem urgente e necessária, o filme propõe uma reflexão sobre os impactos da violência institucionalizada, a importância da preservação da memória e o direito à liberdade. Uma cicatriz, afinal, não é apenas um traço disforme na pele; ela pode ser um marco que guarda histórias profundas, às vezes de um homem, às vezes de um país inteiro.

Depois de uma emocionante estreia no dia 09 de março, no MIS Campinas, o filme ganha uma nova exibição em Campinas no dia 20 de março (quinta-feira), às 19h30, na Casa de Cultura Aquarela, na R. Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos, com entrada franca.

Partindo da história pessoal de seu pai, ex-preso político da ditadura militar, Débora lança um olhar mais amplo sobre traumas históricos e suas reverberações na sociedade atual, entrelaçando histórias do passado com a luta atual de uma nova geração, filhos e netos que carregam a missão de manter viva a memória das vítimas da ditadura militar brasileira. “Este documentário é uma jornada de resgate, reconhecimento e resistência contra o esquecimento”, explica Débora, cujo trabalho também estabelece conexões com o presente, trazendo depoimentos de adolescentes em medidas socioeducativas. “A presença desses adolescentes no filme evidencia como estruturas de repressão e exclusão ainda operam nos dias de hoje”, prossegue.

O documentário foi inscrito e selecionado no Edital 02/2023 da Lei Paulo Gustavo de Campinas, para produção de curta e média metragem.  “Mais que a história do meu pai, o filme fala da história do país e relata a violência do Estado na ditadura e também nos dias atuais. Trazer à tona essa memória e esclarecer os traumas deixados nas famílias e no Brasil, é importante para que esse cenário nunca mais se repita”, completa Débora.

Com uma abordagem sensível e crítica, ‘Cicatriz’ é uma obra necessária para quem deseja compreender as marcas deixadas pelo passado e os desafios do presente. Para mais informações, basta seguir o canal do Instagram @cicatriz.doc.

Sobre a diretora
A campineira Débora Castro Cabral é formada em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista e em Pedagogia pela Unicamp. Atua há 17 anos no audiovisual, com experiência em longas-metragens como Vai que Dá Certo 2, O Jornaleiro, O Monstro e Café, um Dedo de Prosa, em diferentes funções, como editora e designer de produção.

Já nos curtas, trabalhou nos filmes: Rainha do Maracatu, Uma mão anima a outra, Na Roça,  Dudu está solteiro, entre outros. Foi vencedora de dois prêmios por videoclipes: Melhor Roteiro no Festclip 2013 e Melhor Filme Independente Nacional no Festclip 2012.


Serviço
CICATRIZ, documentário de Débora Castro
Data: 20 de março de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Grátis.
Local: Casa de Cultura Aquarela
Endereço: Rua Antônio Carlos Neves, 338, Chácaras Campos Elíseos, Campinas - SP, 13050-173
Mais informações: Instagram @cicatriz.doc


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA ALVES NASCIMENTO CASTELLANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »