Flora Eça: Talento que transforma emoções em música

Cantora e Compositora lança seu novo single em homenagem às mulheres e abre turnê por todo o Brasil

ALINE PIMENTEL COMUNICAçãO ARTE
17/03/2025 14h57 - Atualizado há 2 semanas
Flora Eça: Talento que transforma emoções em música
Foto Talita Paixão

No último dia 7 de março a cantora e compositora Flora Eça, 24, lançou seu novo single Vulnerável. A composição pretende ser uma conexão entre as mulheres, trazer um olhar para os medos, inseguranças e sentimentos mais profundos de uma forma leve e poética. Nascida na vibrante cidade do Rio de Janeiro, Flora Eça é uma artista que encontra na música um meio de traduzir sua sensibilidade, história e vivências em canções profundamente marcantes. 

Cantora, compositora e filha da rica tradição musical brasileira, ela carrega no sangue o legado de seu avô, Luizinho Eça, icônico pianista, compositor e arranjador. Embora não tenha conhecido o avô, Flora sente que a música foi uma herança natural, sempre presente em sua trajetória. “Desde cedo, a música teve um lugar especial em minha vida”, comenta a artista. 

Estudou piano clássico na infância, participou de aulas de dança e teatro, sempre incentivada pela família. Mas foi aos 19 anos que o canto e a composição ganharam um espaço definitivo em sua jornada. “Foi quando comecei a compor que percebi a necessidade de me aprofundar na técnica vocal e explorar o alcance da minha voz,” conta.

Cada composição de Flora Eça carrega um pedaço de sua alma e histórias pessoais. A música "Passarinho", por exemplo, nasceu de uma lembrança afetiva com sua mãe sobre sua antiga vontade de viajar pelo mundo, uma forma de alimentar seu espírito livre e aventureiro. Já "Menina do Oriente/Deserto" surgiu em um momento desafiador, em meio a um diagnóstico de linfoma de Hodgkin, inspirado por um sonho premonitório de sua avó que trouxe conforto e esperança. E "Elemento Ar" reflete sua conexão com a natureza e as emoções intensas vividas durante os dias de solidão e contemplação na pandemia.

Sensibilidade transformadora

Flora Eça  é sensível em sua essência, algo que transborda em sua arte. Seu público frequentemente descreve suas músicas como curativas e pacificadoras. “Recebo mensagens de pessoas que me contam como minhas canções trouxeram cura ou clareza em momentos de dificuldade. Essas histórias me enchem de gratidão e renovam meu propósito.”

Planos e sonhos
Com uma carreira que já começa a se consolidar, Flora lançou seu primeiro álbum, Tecelã, mas considera o single Agradeço como o verdadeiro marco de sua visibilidade. Seus planos incluem continuar compondo, gravando e levando sua música para os palcos de todo o país. “Quero que minhas canções cheguem ao coração de quem está precisando ouvi-las. A inspiração é infinita, e meu desejo é viver sempre em conexão com essa fonte.”


Em suas músicas, Flora canta sobre a natureza, espiritualidade, autoconhecimento, amor e cura. E embora também atue em casamentos e cerimônias, onde interpreta canções de amor romântico, seu trabalho autoral vai além: “Minha música é sobre o amor da natureza, o amor de Deus, a fonte de todo amor. É esse sentimento maior que me guia.”

A artista também carrega em sua trajetória histórias de superação. Em 2023, foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin, enfrentando meses de quimioterapia e transformando a experiência em um aprendizado profundo. Anos antes, superou o desafio da dependência química, reconstruindo sua vida com coragem e determinação.

Hoje, Flora segue com uma missão clara: tocar as pessoas com sua arte e espalhar amor e paz através de sua música.

Ouça Vulnerável aqui!


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALINE FARIA PIMENTEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »