O Procon-SP divulgou na última sexta-feira (14) a lista das empresas com mais reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024. No total, 255.536 queixas não foram resolvidas no primeiro contato e se transformaram em processos administrativos, exigindo a mediação de especialistas para tentar solucionar os conflitos entre consumidores e fornecedores.
Entre as empresas com maior número de reclamações fundamentadas, a Yeesco, loja online de roupas e acessórios, liderou o ranking com 10.647 queixas. Em seguida, a concessionária de energia Enel Eletropaulo registrou 8.508 reclamações, enquanto a plataforma de turismo Hurb Technologies ficou na terceira posição, com 7.554 registros. Os índices de solução desses casos ficaram abaixo do esperado: a Yeesco solucionou 29,6% das queixas, a Enel, 16,4%, e a Hurb, apenas 0,3%.
Os dados também indicam uma piora na taxa geral de resolução de problemas. Em 2024, apenas 29,1% das reclamações feitas diretamente ao Procon-SP foram resolvidas, uma queda de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Nos Procons municipais, o índice foi de 54,1%, demonstrando uma melhora em comparação aos 39,5% registrados em 2023.
A divulgação do ranking é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor e serve como referência para quem deseja contratar serviços ou comprar produtos. Para Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP, os dados mostram que as empresas precisam melhorar seu atendimento e investir em soluções mais eficientes para seus clientes.