Este ano, o Brasil se tornou um dos três únicos novos países (junto com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos) a entrar no prestigiado top 200 do Times Higher Education World University Rankings. Nos últimos quatro anos, esta lista foi dominada pelos mesmos 27 países, nenhum deles na América Latina. A conquista, da USP (Universidade de São Paulo), mostra como a instituição tem investido para se tornar um centro global de ensino, atraindo estudantes e professores estrangeiros.
Para a Mauve Group, fornecedora global de soluções em RH, esse avanço abre portas para que outras universidades brasileiras se posicionem no cenário global e fortaleçam o país como um destino de ensino superior frequente.
"Quando se fala em estudar fora, muitos brasileiros ainda lembram do ambicioso – e custoso – programa Ciências Sem Fronteiras, que esteve em vigor entre 2011 e 2017. Mas a boa notícia para as universidades brasileiras é que existem alternativas mais acessíveis de melhorar suas posições nos rankings internacionais", explica Carolina Merlin, Senior Compliance Counsel da Mauve. "Um caminho eficaz que tanto o governo quanto as instituições particulares devem considerar é focar em simplificar a mobilidade acadêmica, facilitando tanto a entrada quanto a saída de estudantes e professores do país."
Ao simplificar processos de visto e permissão de trabalho para professores estrangeiros, as universidades podem trazer mais profissionais e pesquisadores de fora. Além disso, oferecer oportunidades para alunos estrangeiros e firmar parcerias de intercâmbio com outras instituições aumenta a visibilidade global das universidades brasileiras.
Merlin acrescenta: “Recrutar e atrair professores de universidades estrangeiras também desempenha um papel fundamental na melhoria da excelência educacional, na promoção da diversidade e no aumento do apelo das instituições brasileiras para estudantes internacionais.”
Uma pesquisa recente mostrou que, mesmo com o fim do Ciências Sem Fronteiras em 2017, o potencial e o interesse do Brasil pela educação internacional continuam a crescer. O número de estudantes brasileiros no exterior aumentou 14% desde 2015, enquanto as matrículas nas universidades nacionais também cresceram. Além disso, a redução do financiamento à pesquisa no ensino superior por governos recentes tem levado muitos acadêmicos a buscar oportunidades no exterior. O número de brasileiros matriculados em cursos de inglês no exterior também dobrou nos últimos dez anos.
Para atingir o potencial do país na educação internacional, a Mauve acredita que governo e universidades poderiam juntos encontrar soluções para oferecer processos de visto mais simples e remuneração competitiva para reter talentos de pós-graduação.
O número de estudantes brasileiros matriculados em universidades dos Estados Unidos superou os níveis pré-pandemia pela primeira vez, e o Brasil agora ocupa a quinta posição no ranking de países com mais estudantes de ensino médio e universitário nos EUA. Além disso, o interesse dos brasileiros em estudar no exterior aumentou significativamente.
“O alto interesse dos estudantes brasileiros em estudar fora – além do número expressivo dos que já estão no exterior – representa uma oportunidade para as universidades brasileiras expandirem seu alcance internacional”, comenta Merlin. “Elas podem criar redes de intercâmbio, aprimorar o ensino de idiomas estrangeiros para preparar e receber mais alunos, além de oferecer mais cursos híbridos que combinem estudo no Brasil e no exterior.”
A especialista conclui: “Nossa recomendação como especialistas globais em recursos humanos é que, se o governo e as instituições focarem em processos essenciais e implementar mudanças graduais, poderão desbloquear o imenso potencial do Brasil para se tornar uma fortaleza na educação internacional.”
Sobre a Mauve Group
Com quase três décadas de experiência, a Mauve Group é um dos principais fornecedores globais de soluções de RH, Employer of Record (EOR) e consultoria empresarial. O grupo desenvolveu um conhecimento global para apoiar empresas de todos os tamanhos que planejam expandir internacionalmente.
Para mais informações, visite: http://www.mauvegroup.com
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YURI CURVELO CARVALHO
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