Capacitação dos docentes é primordial diante dos desafios e da urgência da inclusão educacional
Formação continuada deve oferecer suporte para o desenvolvimento de competências socioemocionais
BETE FARIA NICASTRO
07/03/2025 14h44 - Atualizado há 2 dias
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Com a finalidade de acompanhar as constantes mudanças no cenário da educação no País e preparar os alunos para o futuro, é fundamental que os docentes tenham uma capacitação de qualidade, prática e conectada à realidade escolar. Para a psicopedagoga e escritora Paula Furtado, a ampliação da formação continuada é essencial para garantir que ela seja acessível e que prepare os professores para melhor dialogar com a diversidade cultural e social, além de capacitá-los para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos. “Também é fundamental valorizar os docentes, promovendo seu bem-estar, reconhecimento social e financeiro e acesso a recursos adequados, para que possam desempenhar um papel de transformar a sociedade por meio da educação”, reforça a profissional. Segundo a profissional, muitos professores no Brasil ainda não se sentem totalmente preparados para atender alunos com deficiência. De acordo com dados de 2022, aproximadamente 94% dos professores não possuem formação continuada em Educação Especial. Além disso, uma pesquisa realizada pela Nova Escola revelou que apenas 22% dos educadores se consideram preparados para trabalhar com estudantes com deficiência. “Esses números indicam a necessidade urgente de investimentos em um aperfeiçoamento contínuo e uma capacitação específica para que os docentes possam promover uma educação verdadeiramente inclusiva”, pontua a psicopedagoga. Ainda assim, Paula Furtado destaca que atualmente a capacitação tem passado por transformações significativas para atender às demandas da sociedade contemporânea, pois incentiva os orientadores a se atualizarem constantemente para acompanhar as inovações pedagógicas e as exigências dos alunos. “Observo uma ênfase na abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos de áreas como Psicologia, Neurociência e Tecnologia Educacional. Também percebo uma valorização da educação inclusiva, o que favorece práticas que atendam à diversidade dos educandos”. A Psicopedagogia, ainda na visão da profissional, enfatiza a importância de considerar as habilidades cognitivas, emocionais e sociais no desenvolvimento do formando, e garante uma abordagem holística para instrui-lo nas adversidades da vida cotidiana. “Ao integrar esses princípios na formação continuada, os educadores estarão mais aptos a fomentar nos alunos a capacidade de aprender a aprender e promover seu crescimento integral, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, finaliza. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ELISABETE DE FARIA NICASTRO
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