Gustavo Penna celebra a tradição e a renovação do samba paulista em novo show
Leandro de Oliveira
04/03/2025 15h39 - Atualizado há 3 semanas
Acervo pessoal
São Paulo, conhecida por sua efervescência cultural e diversidade, ganha um novo tributo musical com o lançamento do show "Penna canta o samba de São Paulo", do cantor e compositor Gustavo Penna. A apresentação é uma homenagem aos grandes nomes do samba paulista como: Osvaldinho da Cuica, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin, Geraldo Filme, Adoniran Barbosa entre outros, e ao mesmo tempo, uma celebração de Penna como representante no cenário do samba de São Paulo e continuador dessa arte tão tradicional.
Com uma voz que mistura suavidade e potência, Gustavo Penna apresenta, além de clássicos do samba paulista, as canções de seu segundo EP “Novas Cores” de músicas autorais, já disponíveis em todas as plataformas de áudio, e se consolida como um dos nomes mais promissores da nova geração de cantores e compositores do samba.
O show, que estreia no próximo dia 07 de março, no Centro Cultural da FIESP, é um passeio pela história do samba paulista, com releituras de sucessos como "Trem das Onze", "Ronda" e "Tradição", intercaladas com canções inéditas de Penna. Entre as novidades, destaque para "Chamado do morro", uma faixa que homenageia os mestres que o inspiraram.
"Esse projeto é um sonho que venho construindo há anos. Quis trazer à tona a essência do samba de São Paulo, que na sua estética contribui muito, na figura de seus compositores, com a cultura nacional, mas que tem uma identidade única e uma história riquíssima", comenta Gustavo Penna, em entrevista à nossa revista.
A direção musical do show fica por conta do renomado produtor Milton Mori, que garantiu arranjos sofisticados e uma sonoridade que respeita as raízes. Milton Mori, o “Miltinho” que também produziu o disco “Beth Carvalho canta o samba de São Paulo” da madrinha do Samba Beth Carvalho, acompanhou em sua carreira vários dos homenageados e por isso traz nesse show todo o respeito e carga musical dessa arte. O show também conta com percussão de Julio Cesar Barro, que é considerado um dos maiores percussionistas do país.
Além da estreia na FIESP, o show já tem outras datas confirmadas que podem ser acompanhadas nas redes sociais do artista.
"Penna canta o samba de São Paulo" é mais que um show; é um manifesto de amor à cultura paulista e um convite para que o público redescubra a força e a beleza do samba feito no estado. Com talento e reverência, Gustavo Penna prova que a tradição pode ser um caminho para a inovação, e que o samba de São Paulo está em boas mãos.
Show: "Penna canta o samba de São Paulo"
Data: 07/03, Sexta-feira
Local: Centro Cultural FIESP – Avenida Paulista 1313
Horário: 19h30
Ingressos: GRATUITO (sujeito a lotação)
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO DE OLIVEIRA
[email protected]
FONTE: Por Bianca Merola