Como o carnaval impacta o varejo de rua em São Paulo?

Com a expectativa de receber 16 milhões de foliões, lojistas podem aumentar faturamento aplicando estratégias e cuidados

LEO LOPES
27/02/2025 17h41 - Atualizado há 1 mês

Como o carnaval impacta o varejo de rua em São Paulo?
Mauricio

O Carnaval tem se consolidado como um dos principais fomentadores do comércio em São Paulo. Com o crescimento dos blocos de rua, a capital paulista se tornou um dos maiores polos carnavalescos do país, atraindo milhares de pessoas e movimentando significativamente o setor varejista. Para os lojistas, essa é uma grande oportunidade de maximizar os ganhos e ampliar a visibilidade de seus produtos e serviços.

A expectativa para este ano é que mais de 16 milhões de pessoas participem dos mais de 600 blocos distribuídos pela capital paulista, segundo a prefeitura. Para o comércio, esse número indica uma movimentação em torno de R$6 bilhões.

"O Carnaval de rua é muito importante para o comércio, especialmente para os pequenos e médios empreendedores. O aumento do fluxo de pessoas nas regiões comerciais cria um ambiente propício para vendas, desde artigos temáticos até serviços diversos", destaca Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
 

Cuidados para lojistas durante o Carnaval de rua

Apesar das vantagens, os lojistas devem adotar medidas para garantir a segurança e o bom funcionamento de seus estabelecimentos durante o período festivo. O grande fluxo de pessoas nas ruas exige planejamento e atenção redobrada com a segurança patrimonial e organizacional.

"Reforçar a segurança dos estoques, manter um esquema de pagamentos eficiente e garantir um atendimento ágil são fatores determinantes para que o comerciante possa aproveitar as oportunidades sem imprevistos", reforça Stainoff. Além disso, a adaptação do horário de funcionamento pode ser um diferencial, permitindo que os lojistas aproveitem melhor a movimentação dos foliões. 

Estratégias para aumentar faturamento

Para maximizar as vendas durante o período carnavalesco, lojistas podem apostar em estratégias que atraiam os foliões e otimizem a experiência de compra:

  1. Atendimento eficiente e rápido: carnaval é a maior festa popular do país e a experiência do cliente é tão importante quanto o produto. Um atendimento rápido, simpático e com troco disponível faz o folião voltar. Organizar preços redondos (ex: R$ 10,00) e treinar a equipe são diferenciais que evitam filas e frustrações;
  2. Ofertas e pacotes promocionais: criar combos de produtos com preços atrativos (ex: Leve 5 latinhas e pague 4) pode aumentar o ticket médio e incentivar compras em maior volume;
  3. Facilidade de pagamento: aceitar pagamentos via Pix e cartão por aproximação facilitam as transações e evitam a necessidade de troco;
  4. Posicionamento estratégico: para quem vende na rua, estar próximo a locais de grande circulação, como entradas de blocos, pode ampliar as chances de venda;
  5. Bebidas e produtos de conveniência: investir em bebidas geladas e itens essenciais para os foliões, como protetor solar e capas de chuva, pode diferenciar o negócio e gerar mais receita.

"O Carnaval é um dos eventos mais democráticos do varejo. Quem se prepara, colhe bons frutos", finaliza Stainoff.

 

Sobre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo 

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) é a principal entidade que representa o comércio e serviços no estado. Ela reúne as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e trabalha para apoiar as empresas do setor, defendendo seus interesses e ajudando no seu desenvolvimento.


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LEONARDO LOPES DA SILVA
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