A Operação Altas Temperaturas, ativada pela Prefeitura quando a sensação térmica supera 32°C, tem proporcionado alívio durante o carnaval, com mais de 45 mil atendimentos e 63 mil garrafas de água distribuídas em um único dia. As tendas oferecem hidratação grátis, descanso, frutas, sucos e orientações sobre cuidados com o calor e animais de estimação. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social coordena a operação, que já distribuiu quase 1,9 milhão de itens desde seu início. Além disso, orientadores buscam encampar pessoas em situação de vulnerabilidade em abrigos. As tendas estão localizadas em pontos estratégicos da cidade para garantir o apoio necessário.
A Operação Altas Temperaturas, acionada pela Prefeitura quando a sensação térmica atinge 32°C ou mais, tem sido um alívio para foliões, trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade neste carnaval. No sábado (1º), foram realizados 45.673 atendimentos e distribuídas 63.480 garrafas de água. Com previsão de máxima de 33°C neste domingo (2), a movimentação nas tendas já é intensa.
Além de hidratação gratuita, as 10 tendas da operação oferecem descanso, frutas, sucos e orientações sobre cuidados com o calor, incluindo proteção para animais de estimação. Também estão espalhados pela cidade caminhões com torneiras e bebedouros para quem leva sua própria garrafa. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) coordena a ação, que desde 11 de fevereiro já distribuiu quase 1,9 milhão de itens.
Foliões elogiaram a estrutura, destacando o conforto e a importância da hidratação durante a festa. “Uma ideia muito boa! Estou descansando antes de curtir o bloco”, disse Delmira Bezerra, 61 anos. O entregador Antônio Almeida, 28, também aprovou: “Nunca tinha parado, mas gostei muito. Sempre que der, pretendo voltar.”
Além do atendimento nas tendas, orientadores socioeducativos fazem busca ativa para encaminhar pessoas em vulnerabilidade a abrigos da rede socioassistencial. A medida busca prevenir desidratação, insolação e outros problemas decorrentes do calor extremo.
As tendas estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como Praça da República, Santana, Guaianases e Santo Amaro, garantindo acesso facilitado para quem precisa de apoio durante os dias mais quentes.