O Detran-SP aumentou a fiscalização em serviços credenciados, com a nova Diretoria de Gestão Regulatória (DGR) realizando 888 visitas no primeiro mês, um aumento de 983% em relação ao ano anterior. Apesar do aumento nas inspeções, as sanções subiram apenas 30%, indicando que muitos seguem as normas. As principais penalidades foram para desmontes clandestinos e fraudes em CFCs, como "aulas fantasmas". O Detran-SP busca promover a transparência e planeja realizar 10.600 fiscalizações em 2025, visando resolver 80% dos processos ainda este ano.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) intensificou a fiscalização dos serviços prestados por empresas e profissionais credenciados com a criação da Diretoria de Gestão Regulatória (DGR), em operação desde 1º de janeiro. No primeiro mês, foram realizadas 888 visitas sem aviso prévio, um aumento expressivo em relação às 82 do mesmo período de 2024. Apesar do crescimento de 983% nas inspeções, o número de sanções teve um aumento menor, com 178 penalidades aplicadas, apenas 30% a mais que no ano anterior, indicando que a maioria dos credenciados segue as normas.
As irregularidades mais punidas foram os desmontes clandestinos, que resultaram em 34 multas. Além disso, 19 instrutores de trânsito e 12 Centros de Formação de Condutores (CFCs) tiveram suas credenciais cassadas. Outros processos administrativos levaram à cassação de dois peritos examinadores, seis despachantes documentalistas, quatro Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) e uma estampadora de placas. Entre as fraudes mais comuns, destacam-se as "aulas fantasmas", flagradas em Promissão e Rio Claro, onde fiscais do Detran-SP constataram a ausência de atividades em CFCs que deveriam estar em funcionamento.
Segundo Eric Wetter, diretor da DGR, as ações reforçam a transparência e a equidade no setor, favorecendo aqueles que atuam conforme as regras. Para 2025, a meta do órgão é realizar 10.600 fiscalizações e solucionar 80% dos processos gerados ainda neste ano, mantendo o ritmo das operações iniciadas em janeiro.