Empresas brasileiras registraram queda de 4,9 pontos percentuais na quitação de dívidas, aponta Serasa Experian
Em agosto de 2024, 41,6% das dívidas foram ressarcidas em até 60 dias após o mês de referência
MARIA SOSSMEIER
18/02/2025 08h31 - Atualizado há 3 semanas
Divulgação
São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 – De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, as empresas brasileiras quitaram, em agosto de 2024, 41,6% das dívidas negativadas em até 60 dias após o mês de referência, ou seja, em outubro. Esse índice representa uma queda de 4,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023 e uma redução de 1,4 pontos percentuais em comparação a julho de 2024. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:
“As elevadas taxas de juros têm limitado o acesso ao crédito, encarecendo os empréstimos e tornando-os menos atrativos para as empresas. Ao mesmo tempo, a inflação diminui o poder de compra e aumenta os custos operacionais, pressionando ainda mais as margens de lucro. Além disso, os consumidores estão mais vigilantes, priorizando gastos essenciais, o que reduz a circulação de dinheiro e dificulta o cumprimento das obrigações financeiras por parte das empresas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Ainda de acordo com o indicador, a maior parte dos débitos contraídos foram no segmento “Outros” (48,6%), que engloba contas de comércio, serviços e indústria. Veja os dados nos gráficos abaixo:
Em relação ao valor das dívidas, a maioria quitada pelos empreendedores correspondeu a valores de até R$ 500 (47,1%). Por outro lado, as dívidas com valores entre R$ 500 e R$ 1 mil foram as menos regularizadas (36,2%). Confira os dados comparativos na tabela abaixo:
Os dados mostraram, ainda, que 51,3% dos débitos com até 30 dias de atraso foram quitados. As contas vencidas em até 60 dias tiveram uma taxa de pagamentos de 37,9%, seguido por encargos com 90 dias (27,4%) e aqueles com 180 dias (20.2%). Além disso, 14,4% das obrigações vencidas até 1 ano foram pagas e, por fim, 7,7% dos encargos vencidos há mais de 1 ano foram liquidados. No recorte por Unidades Federativas (UFs) o melhor percentual de recuperação de crédito foi registrado pelas empresas do Piauí (66,3%). Em seguida, destacaram-se as empresas do Acre (56,8%) e as de Roraima (56,4%). Veja no gráfico abaixo os dados estaduais:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse. Limpa Nome PJ As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome. Solução Serasa Experian para Recuperação de dívidas Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores. Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian. Metodologia O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise. Serasa Experian A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil. Experian A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA TERESINHA SOSSMEIER
[email protected]