Educação transformadora que realiza os sonhos de quem tem 60+ 

Com mais 4 mil alunos acima dos 60 anos, a Uninter promove uma educação inclusiva, flexível e adaptada, mostrando que nunca é tarde para transformar sonhos em realidade. 

VALQUIRIA MARCHIORI
13/02/2025 15h52 - Atualizado há 1 mês
Educação transformadora que realiza os sonhos de quem tem 60+ 
Uninter

O número de alunos 60 mais nas universidades é crescente no Brasil e dados recentes do Censo da Educação Superior 2023 mostram que o Brasil registrou 60.735 matrículas de estudantes com 60 anos ou mais matrículas nos cursos de graduação e sequenciais de formação específica - presenciais e a distância. Quase metade dos alunos nessa faixa etária (30.692) ingressaram no ensino superior em 2023. O aumento de pessoas idosas que resolvem ingressar na educação superior acompanha uma elevação da expectativa e qualidade de vida dos brasileiros. A Uninter segue a tendência nacional e possui 4.495 alunos com mais de 60 anos, um aumento de 5% de matrículas, se comparado com 2023.  

Os alunos 60+ se destacam na procura por cursos de graduação da Uninter, e entre os mais escolhidos por esse público nos últimos anos estão Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Psicanálise, Tecnologia em Gestão Pública e Bacharelado em Administração. A instituição é destaque como um dos maiores polos de inclusão educacional do Brasil para a terceira idade, oferecendo excelência no ensino e acolhimento às necessidades desse público, disponibilizando adaptações no material didático e nos processos de avaliação, por meio de um departamento com profissionais que buscam solucionar os desafios no percurso acadêmico dos alunos. Com isso, os estudantes que precisam de mais tempo para realizar provas online ou ajustes nos prazos de entrega dos trabalhos contam com suporte especializado.  

“Nosso foco é auxiliar os alunos 60+ na inclusão digital, oferecendo um acompanhamento personalizado para que naveguem com segurança pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e realizem suas atividades acadêmicas com tranquilidade. Durante todo o curso, mantemos um contato regular e proativo, com interações semanais para verificar se o estudante está conseguindo realizar suas atividades, esclarecer dúvidas e acompanhar seu desempenho acadêmico”, explica Helenice Ramires Jamur, gerente do Departamento de Permanência e Atendimento Acadêmico (DPAA) da Uninter. 

Esses estudantes provam que nunca é tarde para aprender, reinventar-se e impactar o mundo ao seu redor. Mais do que conquistar um diploma, eles estão realizando sonhos, adquirindo novas habilidades e redescobrindo a si mesmos. O modelo de ensino flexível da Uninter, aliado ao suporte personalizado, proporciona uma experiência que respeita os ritmos de aprendizado e valoriza as histórias de vida dos estudantes. Entre o público 60+, há trajetórias inspiradoras de quem encontrou na Uninter o caminho para transformar o presente e construir o futuro. Podemos citar os exemplos: 

Vera Lucia Barbosa, 68 anos – Ampliando os horizontes na Psicologia 
Com uma sólida carreira como psicóloga no serviço público, Vera buscou novos caminhos no curso de Práticas Integrativas Complementares. Interessada em abordagens holísticas para o cuidado emocional e físico, ela explica: "Minha ideia é atender melhor pessoas em sofrimento físico e emocional, utilizando novos recursos para trabalhar as questões emocionais envolvidas." 
O curso de seis meses tornou-se mais um capítulo significativo em sua jornada acadêmica, mostrando que o aprendizado é uma fonte contínua de crescimento. 

Nelson Ribeiro Júnior, 62 anos – Direito para recomeçar 
Prestes a se aposentar, Nelson decidiu ingressar no curso de Direito da Uninter e encontrou na maturidade uma nova forma de aproveitar a experiência acadêmica. "Estudar nessa fase da vida é muito prazeroso. Você traz sua experiência para as discussões e ajuda os colegas mais jovens com orientações práticas."  
Já com o TCC concluído, Nelson planeja unir tradição e inovação em sua atuação como advogado, utilizando ferramentas digitais, como inteligência artificial, para transformar sua prática jurídica. 

Ana Beatriz Fortes, 74 anos – Sempre aprendendo 
Apaixonada pela língua portuguesa, Ana Beatriz encontrou na Uninter o espaço para transformar sua paixão em formação acadêmica. Após concluir a graduação em Letras e uma pós-graduação, ela trabalha corrigindo redações do Enem e vestibulares, mantendo sua mente sempre ativa."Os assuntos das redações são diversos, então estou sempre pesquisando e aprendendo. A educação é o que me mantém curiosa e atualizada." 

Ligia Aparecida Paschoal Tavares – Realizando sonhos em família 
Determinada a superar desafios, Ligia iniciou o curso de Direito em 2021 e, mesmo com uma pausa, retornou com força total. Atualmente em estágio no Tribunal de Justiça do Paraná, ela celebra a alegria de aprender: "Estudar nesta fase da vida é maravilhoso. Superar desafios é minha marca." 

Ligia sonha em abrir um escritório de advocacia ao lado do filho, também estudante de Direito, fortalecendo laços familiares enquanto constrói sua carreira. 

Berta Matilde Barth – Educação para a mente e o coração 
Aposentada como técnica de enfermagem, Berta encontrou na Uninter a oportunidade de exercitar a mente e expandir seus horizontes. Atualmente cursando Serviço Jurídico Notarial, ela valoriza o suporte da instituição: "A experiência é maravilhosa. Aqui, o aluno tem todo o apoio necessário para estudar qualquer ofício." 

Essas histórias inspiradoras mostram que a educação é um caminho para todos, independentemente da idade. Na Uninter, cada conquista é celebrada e cada desafio, superado. O aprendizado não tem limites, e os sonhos não têm prazo de validade. 

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
[email protected]


FONTE: Equipe do Departamento de Permanência e Atendimento Acadêmico (DPAA)
Notícias Relacionadas »