Evento global de educação inspira profissionais brasileiros
Bett UK, maior evento educacional do mundo, reuniu especialistas em dias de imersão. Evento em Londres contou com delegação brasileira
MATHEUS MAZZO | LVBA COMUNICAçãO
13/02/2025 09h53 - Atualizado há 1 mês
Divulgação
A Bett UK 2025, maior feira de educação, tecnologia e inovação do mundo, foi um grande sucesso: foram mais de 35 mil visitantes durante os três dias de feira, no final de janeiro. O evento, que ocorreu em Londres, na Inglaterra, reuniu educadores, gestores, estudantes e profissionais de educação de todos os continentes. Durante os três dias de feira, os profissionais mais renomados do mundo e especialistas em suas áreas de atuação puderam contribuir com palestras, informações e troca de aprendizados com todos os presentes. Entre eles, a delegação brasileira, organizada pela equipe da Bett Brasil, composta por mais de 220 profissionais de sistemas de ensino, escolas e empresas.
Vanessa Santos, gerente de projetos e avaliação do Poliedro Sistema de Ensino, foi uma das brasileiras presentes no evento. Segundo a educadora, a qualidade dos aprendizados refletiu em dias de muito conhecimento: “Nos primeiros dias, visitamos escolas e grandes empresas, como o Google, onde pudemos explorar novas práticas educacionais e identificar oportunidades para aplicar as melhores experiências no Brasil. O que pude constatar é que a Inteligência Artificial está muito presente e vem sendo aprimorada dentro de cada necessidade e contexto local”. Além da visita ao Google, os profissionais brasileiros puderam escolher outras localidades para conhecer. Entre as opções disponíveis, Vanessa visitou o colégio Lansbury e o Kings College. O contato com outras culturas trouxe conhecimentos práticos e reflexões para a nossa realidade. . “Durante uma das visitas, pude ver e ouvir uma referência em Avaliação Educacional: Chris Harrison, que juntamente com Paul Black, ficou conhecida na área de Avaliação por suas contribuições significativas especialmente no desenvolvimento e aplicação de práticas formativas, que enfatizam o feedback contínuo e o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem para evoluir seu desempenho. Foi um momento ímpar e de muito aprendizado”.
Desafios contemporâneos de ensino
Durante a Bett UK, o contato com outros modelos de ensino mostrou que, para a nossa realidade, é necessário o aprimoramento de algumas estratégias pedagógicas. Como exemplo, práticas de ensino que integrem o uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula de forma eficiente. Vanessa destacou que na Bett UK, pouco se falava sobre recursos em dispositivos mobile. Segundo ela, na realidade local, o governo britânico orientou as escolas sobre a flexibilidade no uso de celulares, deixando a decisão sobre a proibição ou restrição do uso desses dispositivos para cada instituição de ensino.
Embora o governo tenha publicado diretrizes sobre como lidar com os smartphones nas escolas, ele não impôs uma proibição universal. A recomendação geral é que as escolas desenvolvam políticas claras sobre o uso de celulares, considerando as necessidades de cada ambiente escolar e as opiniões de professores, pais e alunos. Porém, em sua grande maioria, escolas inclusive da rede pública de ensino possuem um device para cada estudante, que ficam disponíveis na própria sala de aula, o que contribui para a não necessidade do uso do celular em situações de aprendizagem que exigem um meio digital. "A tecnologia é uma aliada essencial. Cabe a nós, educadores, entender como utilizá-la para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem", finaliza.
A participação da educadora no evento reflete o compromisso do Poliedro Sistema de Ensino com a inovação e a busca por soluções alinhadas às tendências globais na educação. “Tudo o que o Poliedro entrega está muito coerente e conectado com aquilo que vivemos em educação ao redor do mundo”, destacou Vanessa.
No total, são três eventos Bett que ocorrem ao longo do ano. Além da Bett UK, existe a Bett Asia e a Bett Brasil, a maior de todas. Neste ano, a feira educacional já tem data para ocorrer: entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. O Poliedro Sistema de Ensino estará presente apresentando soluções educacionais e contribuindo com as discussões. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a Bett durante os quatro dias de evento, que reunirá grandes grupos educacionais, empresas, autoridades e especialistas na área da educação.
Sobre o Poliedro Sistema de Ensino
Unindo serviços especializados, eventos, produtos, tecnologias e soluções didáticas de excelência, o Poliedro Sistema de Ensino tem como objetivo trabalhar as potencialidades de cada Escola Associada respeitando a sua personalidade acadêmica e proporcionando a formação integral dos seus estudantes.
Há mais de 30 anos de atividades e uma metodologia comprovada e aplicada com sucesso em mais de 700 escolas do País, o Poliedro apoia mais de 230 mil estudantes para que realizem seus sonhos e conquistem os seus projetos.
Para mais informações, acesse o site www.sistemapoliedro.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Matheus Silva Mazzo
[email protected]