Sete dicas essenciais para o desenvolvimento de líderes em 2025
JORGE AUGUSTO
12/02/2025 13h38 - Atualizado há 1 mês
Divulgação_Valéria_Pimenta
Com a necessidade urgente de desenvolvimento de lideranças para o ambiente corporativo, a capacitação de líderes e gestores é uma prioridade crescente em empresas de todos os segmentos. À medida que avançamos para 2025, o desenvolvimento de habilidades comportamentais surge como uma resposta estratégica às transformações no ambiente de trabalho. Pesquisa realizada pela escola Koru, entre outubro e novembro de 2024, que contou com a opinião de 173 líderes de RH de 65 empresas brasileiras revelou que 41,5% das companhias pretendem aumentar o investimento em T&D para 2025. Já 35,4% dos participantes afirmaram que planejam manter o nível, 15,9% ainda estão avaliando e somente 7,3% sinalizaram a possibilidade de reduzir esses aportes Valéria Pimenta, especialista em análise comportamental e desenvolvimento de liderança e diretora de negócios da Thomas Intl Brasil, elenca sete dicas estratégicas para o desenvolvimento e a capacitação de novos e atuais líderes: - Pratique a escuta ativa sempre: uma boa liderança começa com a capacidade de ouvir. Em 2025, os líderes precisarão se concentrar na escuta de qualidade mais que nunca para compreender as necessidades de suas equipes e criar ambiente colaborativos. Essa habilidade promove a resolução eficaz de problemas e melhora a satisfação e retenção de colaboradores.
- Desenvolva continuamente a inteligência emocional: para essa habilidade não existe uma linha de chegada. A capacidade de reconhecer e gerenciar emoções é essencial. Estudos mostram que líderes com alta inteligência emocional são mais eficazes em motivar equipes e manter a produtividade em cenários desafiadores.
- Cultive com o time uma mentalidade de crescimento: pesquisa da Gartner revelou que 69% dos gestores não se sentem preparados para liderar mudanças. Adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo ajuda líderes a se adaptarem rapidamente e a incentivarem inovações dentro das equipes e da própria empresa.
- Invista na diversidade e inclusão: ter na equipe perfis semelhantes é preocupante. Por isso, é vital o investimento dos líderes em D&I. Para 2025, a inclusão continuará sendo uma tendência essencial. Líderes que promovem ambientes diversos obtêm benefícios como aumento da criatividade e melhor tomada de decisão.
- Líder, seja um facilitador de mudanças: embora algumas empresas tenham caminhado em direção oposta, o trabalho híbrido e remoto ainda permanece em alta. Com isso, os gestores precisarão ser flexíveis e criar condições para que as equipes prosperem. A liderança humanizada é uma ferramenta poderosa para superar resistências e garantir transições bem-sucedidas.
- Resiliência, qualidade essencial para qualquer líder: a resiliência é fundamental para gerenciar crises e manter a estabilidade emocional. Gestores resilientes ajudam suas equipes a lidarem melhor com desafios e a recuperar-se rapidamente de adversidades. Por isso, trabalhe sempre essa característica a fim de melhorá-la continuamente.
- Use a tecnologia como aliada: o desenvolvimento de liderança também passa pelo uso eficaz de ferramentas tecnológicas. Não se deixe ser sugado pela operação ou pelo dia a dia. Plataformas de aprendizado e análise de dados permitirão a líderes a tomada de decisões mais assertivas, impulsionando o desenvolvimento da própria equipe e o desempenho organizacional.
Fonte: Valéria Pimenta é diretora de negócios da Thomas Intl Brasil, empresa inglesa, presente em 60 países e que foi a primeira empresa a comercializar no Brasil a metodologia DISC. Especialista em desenvolvimento de liderança, Valéria já realizou programas com a metodologia DISC em mais 900 empresas e programas de liderança e devolutivas para mais de 8.000 profissionais. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JORGE AUGUSTO VALÉRIO
[email protected]