Para promover a otimização no processo de análise e revisão de faturas para reembolso de serviços intercompany, o Banco Carrefour, braço financeiro do Grupo Carrefour Brasil, passou a adotar soluções de inteligência artificial. Esta inovação é possível graças às soluções da UiPath (NYSE: PATH), uma empresa líder em automação empresarial e software de IA.
Mensalmente, o Banco Carrefour gerencia um volume de cerca de 800 faturas, referentes aos custos que as lojas Carrefour, Atacadão e Sam's Club incorrem na cobrança de faturas e na venda de cartões de crédito. Após análise dos documentos é feito o reembolso desses serviços.
Antes da utilização dA UiPath AI, o processo de fiscalização, verificação e apontamento de discrepâncias era feito manualmente e demorava cerca de cinco dias para ser concluído. Com a ferramenta, o tempo necessário para faturar todas as faturas foi reduzido para apenas 24 horas.
“Com a implementação da inteligência artificial, reduzimos significativamente o tempo dedicado à extração de informações das notas fiscais e alcançamos uma economia estimada de R$ 100 mil por ano. O fator humano continua indispensável: o funcionário, antes responsável por todo o processo de análise e revisão, agora trabalha apenas para verificar inconsistências apontadas pela IA”, explica Helio Francisco de Souza, coordenador de desenvolvimento de TI do Banco Carrefour.
Para Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil, a aplicação de IA em casos como o do Banco Carrefour reforça a série de vantagens que esta tecnologia é capaz de oferecer às empresas. “A redução de tempo, a mitigação de erros que uma verificação manual pode gerar, o ganho de produtividade dos funcionários e a possibilidade de migração para tarefas mais estratégicas e menos burocráticas são alguns dos muitos benefícios que a aplicação assertiva de IA pode proporcionar”, disse Grohs.
Com a plataforma UiPath, os dados são extraídos com base em regras e modelos inteligentes que podem lidar com documentos de estrutura fixa, tabelas, caligrafia, assinaturas e caixas de seleção. A tecnologia usa IA para processar documentos com formatos semelhantes, enquanto modelos de aprendizado de máquina pré-treinados podem processar documentos menos estruturados.
A solução também permite aos usuários realizar customizações com a incorporação de novos modelos ou recursos de empresas parceiras, desta forma, a tecnologia pode se adaptar a diferentes tipos de documentos e atender às necessidades do negócio. “A tecnologia permite ao usuário etiquetar documentos e treinar modelos de aprendizado de máquina. Isso significa que quanto mais uma pessoa trabalha com o modelo, mais eficaz ele se torna”, explica Grohs.
Em situações de imprecisões ou exceções, os robôs contactam um colaborador para validar os dados. O colaborador é avisado sempre que há necessidade de verificar exceções nos resultados de extração ou classificação. Durante este processo é possível revisar todos os campos extraídos, garantindo que os dados sejam processados com total precisão.
Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.
Sobre o Banco Carrefour
O Banco Carrefour, unidade financeira do Grupo Carrefour Brasil, tem como missão melhorar a vida das famílias brasileiras, oferecendo acesso a crédito e serviços financeiros inovadores. Em 2024, o Banco completou 35 anos de história e, atualmente, é um dos maiores emissores de cartão de crédito do Brasil, atendendo milhares de clientes e é um importante aliado nas operações do Carrefour Varejo, Atacadão e Sam’s Club, oferecendo um portfólio variado de produtos financeiros, que contempla empréstimos, seguros, entre outros. No papel de vetor da transformação digital e por meio da diversificação de produtos disponíveis aos consumidores, o Banco Carrefour promove mais inclusão e acesso aos serviços bancários para a população brasileira. Ao todo, são mais de 600 colaboradores que fazem parte da instituição financeira somados com o apoio de mais de 3 mil profissionais de atendimento e vendas e que atuam de forma estratégica alinhados aos três pilares do Grupo Carrefour Brasil: Combate à Fome e Desigualdades; Inclusão & Diversidade; e Proteção ao Planeta & Biodiversidade.
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LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
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