Com o retorno do ano letivo, escolas de todo o país buscam soluções para garantir mais segurança e eficiência na administração de alunos e funcionários. Uma das alternativas que tem ganhado destaque é o controle de acesso inteligente, que utiliza tecnologias como reconhecimento facial para modernizar e aprimorar a segurança e a logística na rotina escolar. Vamos entender quais as principais vantagens desse sistema e como ele pode ser implantado em escolas de diferentes portes.
A segurança dentro das escolas é uma preocupação crescente. Com o controle de acesso inteligente, a entrada e saída de alunos, pais, professores e prestadores de serviço são monitoradas de forma automática, impedindo a presença de pessoas não autorizadas. O sistema costuma ser versátil, podendo ser integrado a diferentes dispositivos como controladores de portas, catracas, totens de reconhecimento facial e até mesmo nas cancelas de estacionamento das escolas, garantindo um ambiente mais protegido para estudantes, professores e funcionários.
A tecnologia também melhora a administração escolar ao facilitar o registro de frequência dos alunos, atuando diretamente no combate à evasão. Sistemas como o Simpax Escola, pioneiro no segmento, permite acompanhar os registros de entrada e saída dos alunos, tanto por parte da escola quanto dos pais ou responsáveis.
A otimização da logística escolar é uma das principais vantagens de sistemas de controle de acesso inteligente, uma vez que o reconhecimento facial agiliza a entrada e saída de alunos e professores. Além disso, algumas plataformas, como a citada acima, permite a criação de um painel de acompanhamento para o momento de saída dos alunos, organizando com eficiência a ordem de entrega dos estudantes de acordo com a chegada dos respectivos pais ou responsáveis. “Isso é possível porque adicionamos ao nosso sistema uma integração com os controladores de acesso da escola, então, quando o pai chega ele já tem seu rosto escaneado e essa informação é enviada rapidamente para o dispositivo em sala de aula, o que ajuda a criar uma fila virtual simples e organizada, colaborando, inclusive, com a fluidez no trânsito no entorno das escolas”, explica o diretor da Simpax, Jocimar Ristow.
De acordo com o especialista, o sistema é compatível com escolas de todos os portes, e é esperado um crescimento significativo na implantação desse tipo de projeto para o ano letivo de 2025. “Acreditamos que a busca por segurança e eficiência seja ainda mais intensa neste ano no campo das escolas, principalmente pelo impulso dado com a Inteligência Artificial. A segurança e a eficiência são pilares fundamentais para uma boa gestão escolar, por isso estamos preparados para atender esse aumento de demanda”, enfatiza.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALINE PORFIRIO RIBEIRO
[email protected]