O Novo Perfil do imigrante brasileiro que busca viver nos Estados Unidos.

Atualmente, o imigrante brasileiro típico é altamente qualificado: cerca de 75% possuem pelo menos um diploma de graduação.

SAMANTHA DI KHALI
07/02/2025 12h21 - Atualizado há 1 mês
O Novo Perfil do imigrante brasileiro que busca viver nos Estados Unidos.
Divulgação

O perfil do brasileiro que busca imigrar legalmente para os Estados Unidos tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. Diferente das décadas de 1980 e 1990, quando muitos imigrantes brasileiros chegavam ao país sem status legal e ocupavam subempregos, o imigrante atual se destaca por um alto nível de qualificação profissional e acadêmica, além de um planejamento mais estruturado para obtenção de vistos e residência permanente.

Atualmente, o imigrante brasileiro típico é altamente qualificado: cerca de 75% possuem pelo menos um diploma de graduação. Além disso, a maioria é mulher (57,8%) e casada. O principal fator que motiva essa migração é a busca por segurança, qualidade de vida, educação de excelência e melhores oportunidades de trabalho.

Os vistos mais procurados por brasileiros são aqueles baseados em habilidades profissionais, formação acadêmica e investimento. A faixa etária predominante entre os imigrantes brasileiros varia entre 30 e 45 anos, representando aproximadamente 40% do total.

A comunidade brasileira continua a se concentrar em determinados estados dos EUA, sendo os principais, Flórida (28,27%), Massachusetts (10,74%) e Califórnia (9,99%).

Para obtenção do Green Card, o candidato deve atender a critérios específicos em categorias como visto de família, investimento ou emprego. Segundo a advogada de imigração Ingrid Domingues-McConville, determinar a elegibilidade é o primeiro passo para entender qual tipo de visto é mais adequado para cada perfil. "Com a atual postura do governo americano, empresários, investidores e profissionais altamente qualificados com experiência são bem-vindos e têm maiores chances de aceitação", destaca a advogada.

Os processos imigratórios variam conforme a situação do candidato. Quem já está nos EUA pode solicitar um ajuste de status. Quem ainda está no Brasil precisa passar pelo processo consular.

Cada categoria tem exigências específicas, e os critérios podem sofrer alterações ou se tornar mais rigorosos ao longo do tempo. Devido à complexidade do processo, muitos brasileiros optam por orientação jurídica especializada, aumentando suas chances de sucesso na obtenção do Green Card.

Outro fator que reflete esse novo perfil é o aumento do empreendedorismo entre imigrantes brasileiros. Atualmente, cerca de 15.400 brasileiros são proprietários de pequenas empresas formais nos EUA, atuando em diversas áreas, como Tecnologia da Informação (TI), Saúde (médicos, enfermeiros, veterinários), Engenharia, Educação (professores bilíngues).

Além disso, muitos brasileiros abrem negócios próprios, contribuindo para a economia americana e gerando empregos locais. Esse novo cenário demonstra um amadurecimento da comunidade brasileira nos Estados Unidos, que agora busca vias legais, oportunidades sustentáveis e maior integração ao mercado profissional do país.

Acompanhe a Dra. Ingrid Domingues McConville e saiba mais sobre vistos e imigração.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Notícias Relacionadas »