São Paulo, 06 de fevereiro de 2025 - Com a volta às aulas, muitas famílias e instituições de ensino revisitam suas infraestruturas tecnológicas para garantir que estudantes e professores tenham uma experiência de aprendizado tranquila e produtiva. O aumento da digitalização no ensino, intensificado pela pandemia, consolidou o uso de computadores, notebooks e dispositivos conectados como parte essencial do dia a dia educacional, especialmente para quem segue no modelo híbrido ou remoto de estudos.
Nesse contexto, o bom funcionamento dos equipamentos se torna essencial. Porém, a falta de proteção contra variações de eletricidade ainda é uma preocupação significativa. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as oscilações de energia elétrica em áreas urbanas aumentaram cerca de 15% entre 2022 e 2023, principalmente devido ao maior consumo energético nas residências e à sobrecarga da rede elétrica em horários de pico.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que surtos de energia são uma das principais causas de danos em equipamentos eletrônicos no Brasil. Estimativas indicam que 23% das reclamações relacionadas a eletroeletrônicos envolvem danos causados por oscilações de energia ou apagões, o que destaca a necessidade de proteção adequada.
De acordo com Jamil Mouallem, diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, garantir a proteção dos equipamentos contra essas variações não é mais um luxo, mas sim uma necessidade básica. "Muitas pessoas não percebem que uma pequena queda de energia pode causar grandes danos, como a perda de dados importantes ou a redução significativa da vida útil de um dispositivo. Quando se trata de educação, qualquer interrupção pode impactar diretamente o aprendizado de crianças e jovens", afirma Mouallem.
A importância da proteção energética no ambiente de estudos
Seja em um ambiente escolar ou no home office adaptado para estudos, a infraestrutura elétrica é a base para o funcionamento dos equipamentos. E essa proteção vai além da continuidade: ela previne que os dispositivos sofram danos irreversíveis.
Um estudo do Procon-SP mostra que, em 2023, houve um aumento de 18% nas reclamações relacionadas à perda de equipamentos eletrônicos devido a oscilações e apagões.
O uso de equipamentos de proteção de energia como nobreaks, estabilizadores e filtros de linha se apresenta como a solução ideal para minimizar os impactos das oscilações e interrupções de energia. Esses dispositivos ajudam a estabilizar a tensão elétrica e a manter os equipamentos operando de forma segura, mesmo em condições adversas.
"No ambiente escolar, especialmente no formato remoto, a estabilidade da energia é a base para uma experiência sem interrupções. Seja para assistir a uma aula ao vivo, realizar provas online ou fazer o upload de um trabalho importante, os equipamentos precisam de proteção para garantir a continuidade do aprendizado", complementa Mouallem.
Dicas práticas para escolher a melhor solução de proteção de energia:
Avalie a potência dos dispositivos: certifique-se de que o nobreak ou estabilizador tenha a capacidade correta para suportar a carga total dos equipamentos conectados.
Considere a autonomia necessária: um nobreak com bateria de boa autonomia pode ser essencial em locais onde as quedas de energia são mais frequentes e prolongadas.
Priorize a qualidade do filtro de linha: esses dispositivos ajudam a evitar surtos de baixa intensidade, mas que, a longo prazo, podem danificar componentes internos.
Mouallem reforça que "investir em proteção energética é um ato de cuidado com os equipamentos e, principalmente, com o futuro dos estudantes. Pequenas medidas podem fazer toda a diferença na qualidade do aprendizado, garantindo a continuidade do processo educacional sem interrupções ou contratempos."
Sobre a TS Shara
Com 34 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado, fabricante de nobreaks, inversores e estabilizadores de tensão e protetores de rede inteligente. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado SOHO.
Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.
Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de vinte anos.
Informações para imprensa:
Capital Informação
Gabriela Calderon - [email protected]
Adriana Athayde – [email protected]
www.capitalinformacao.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA KANTUTA PANIAGUA CALDERON RIBEIRO
[email protected]