Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, empresas de todos os setores já começam a ajustar suas estratégias para o evento que promete atrair bilhões de olhares aos Estados Unidos, México e Canadá. Em um cenário onde o engajamento digital será a chave para captar e fidelizar consumidores, casos como o da Sinch e Globoplay, durante as Olimpíadas de Paris em 2024, destacam-se como referência de inovação e eficiência.
A Sinch, líder global em comunicação em nuvem, foi responsável pelo desenvolvimento do canal de mensagens personalizadas da Globoplay no WhatsApp, voltado para as Olimpíadas de Paris 2024. Essa parceria permitiu que os fãs de esporte se mantivessem informados e engajados em tempo real durante os jogos, enquanto a Globoplay reforçava sua presença de marca e conquistava novos assinantes.
Durante as Olimpíadas, foram disparadas mais de 680 mil mensagens ao longo do evento, com o objetivo de promover um engajamento ativo entre o público.
O fluxo de interações registrou impressionantes 567 mil acessos, com o item de menu mais acessado contabilizando 59% dos acessos no menu principal. A primeira campanha diária alcançou uma taxa de leitura de 70%. Além disso, houve uma taxa de interação de 50% nessa mesma campanha, o que representa um aumento de 523% em relação à média dos três meses anteriores.
Esses resultados destacam o sucesso da iniciativa em engajar o público e manter o interesse ao longo de todo o evento.
O fluxo de mensagens desenvolvido pela Sinch permitiu que os usuários, a partir da primeira interação, escolhessem diversas opções para acompanhar os Jogos Olímpicos. Entre as opções estava a agenda diária dos eventos do Time Brasil, o quadro de medalhas em tempo real, um guia completo para assistir às competições, a personalização de esportes e notificações, razões para acompanhar as partidas na plataforma Globoplay, últimas notícias e até mesmo uma "Maratona Olímpica" com sugestões de filmes, séries e documentários sobre esportes.
Além disso, o streaming disponibilizou um quiz no WhatsApp, em parceria com o Zé Delivery e a cerveja Corona, para testar os conhecimentos dos usuários. Aqueles que acertassem três perguntas consecutivas receberiam um cupom de 50% de desconto em uma cerveja da marca.
O fluxo do chatbot esteve ativo entre os dias 23 de julho e 11 de agosto, consolidando o sucesso da campanha em termos de engajamento e aquisição de novos assinantes para o Globoplay.
Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch na América Latina celebra o sucesso do canal: “além de atingir os objetivos de engajamento com a marca, a ação também demonstrou o poder da comunicação em nuvem da Sinch em criar experiências personalizadas e relevantes para os usuários, impulsionando o crescimento e a fidelização da base de clientes da Globoplay”.
Com a experiência bem-sucedida nas Olimpíadas de Paris, a Sinch aponta tendências claras para eventos de grande porte como a Copa do Mundo de 2026. A capacidade de conectar marcas e consumidores de maneira personalizada, interativa e em tempo real será essencial para se destacar em um mercado global cada vez mais competitivo.
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CAMILA NESTOR PAL
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