Inteligência Artificial: Automação de interface de usuário (UI) e automação baseada em LLM devem coexistir, na visão da UiPath
Para companhia, uma não substitui a outra. Saiba por que
Gisele Berto
06/02/2025 10h32 - Atualizado há 2 meses
Divulgação UiPath
Estudo da consultoria Gartner prevê que, até o ano que vem, 30% das empresas devem automatizar mais da metade de suas atividades de rede. Certamente, o crescimento na adesão e uso de sistemas de automação em inteligência artificial (IA) que compreendem e geram linguagem humana através do processamento de grandes quantidades de dados, os chamados modelo LLMs, justificam essa tendência. “A automação baseada em LLM é, sem dúvida, uma nova maneira de automatizar, bastante diferente da automação que tem o usuário na interface e que depende de modelos treinados, fundamentados em regras para extrair informações e interagir com telas e softwares. Como a automação baseada em LLM é mais simples de usar, alguns analistas do setor sugerem que ela pode substituir a automação com interface nos negócios. Mas a coisa não é bem assim. Essa substituição completa não deve acontecer”, alerta Edgar Garcia, vice-presidente da UiPath para a América Latina. Edgar explica que a automação de interface do usuário (UI) é, por exemplo, uma opção muito melhor para processos automatizados críticos, com grande volume de dados, e que envolvem o acesso a vários sistemas e o trabalho com informações sensíveis ou proprietárias, algo muito comum em empresas de maior porte. Isso porque, no modelo UI, os robôs seguem um conjunto de instruções predefinidas para concluir tarefas específicas, isto é, os dados são interpretados apenas localmente, sob um repertório claro de diretrizes, conferindo mais precisão e integridade às etapas. Para a UiPath, empresa líder em automação empresarial e software de IA, em áreas e tarefas que dependem da extração, movimento e publicação de dados de um lugar para o outro, e de documentação, as abordagens em LLM não correspondem efetivamente a esse desempenho, pois elas dependem de um sistema multimodal, capaz de compreender imagens, palavras e áudios hospedados na nuvem para prever decisões no lugar do usuário, e enviar instruções à ação. Isso pode reduzir o grau de confiabilidade, uma vez que o sistema LLM ainda é propenso a alucinações, isto é, a resultados incorretos ou enganosos. “Uma análise de dados da plataforma UiPath mostrou que 96,5% de todas as automações de nossos clientes são executadas com sucesso por meio de automação com usuários na interface. Embora tenha havido avanços nas abordagens LLM, há um longo caminho a percorrer até a paridade de precisão que a automação UI oferece”, diz Edgar. Questões relacionadas à governança e segurança também devem ser observadas na gestão da automação empresarial. Para a UiPath, quando se trata de garantir privacidade, bloquear incursões maliciosas e manter dados proprietários nos firewalls, o modelo UI tende a ser menos arriscado. Isso porque o robô coleta apenas dados necessários. “Na automação baseada em LLM, porém, há uma extração de informações no atacado, na captura de telas que podem conter dados sensíveis”, explica Edgar. Para a UiPath, é claro que a ascensão da automação baseada em LLM representa um grande salto a alguns tipos de processos e atividades, permitindo que o sonho da automação sem código, acessível a praticamente todos que usam telas e softwares, se torne efetivamente real, inaugurando uma era de produtividade e desempenho pessoal sem precedentes. “No entanto, é preciso percorrer essa jornada com segurança e eficácia”, pontua Edgar. A UiPath vem trabalhando para expandir os recursos da plataforma UIPATH™, para fornecer a orquestração, o gerenciamento e governança necessários às organizações, independentemente de qual modelo ou modelos de automação adotem. “Acreditamos em um futuro de automação movida a LLM em todas as suas formas, incluindo abordagens baseadas em usuário de interface e nos sistemas de linguagem. Cada um deles tem pontos únicos e fortes, adequados, cada qual, a um conjunto específico de oportunidades. É preciso saber avaliar. Nosso objetivo é disponibilizá-los, ao lado de qualquer outra nova abordagem de inteligência artificial emergente, por meio de uma plataforma corporativa capaz de governar e gerenciar, com segurança, todas opções disponíveis”, completa Edgar. Sobre a UiPath UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gisele de Cassia Berto Cabrera
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