Trend Micro expande presença em empresas públicas de provimento de tecnologia

Por meio do mapeamento do risco digital, a gigante de cibersegurança aponta as fragilidades dos sistemas

DANIELA BEGAS
05/02/2025 12h57 - Atualizado há 2 meses

Trend Micro expande presença em empresas públicas de provimento de tecnologia
Trend Micro
Os sistemas de órgãos governamentais brasileiros são um alvo prioritário do cibercrime, que promove ataques tanto para comprometer a disponibilidade dos serviços como para obter dados visando uma venda futura na deep web. Somente no primeiro semestre de 2024, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal (CTIR-Gov) registrou mais de 4,7 mil ocorrências, mais do que o dobro do mesmo período do ano anterior.

O segmento Governo também figura entre os mais alvejados pelos criminosos digitais nos levantamentos divulgados pela Trend Micro, líder global em segurança cibernética. Analisando o mesmo período da pesquisa do CTIR-Gov, nota-se que o setor público ocupou o terceiro lugar do ranking de ataques ransomware, tipo de extorsão realizada mediante o sequestro de dados digitais.


Acostumado a atuar junto a órgãos públicos, o Sales Engineer da Trend Micro Brasil, Patrick Lopes, diz que o aumento de ataques direcionados vem provocando uma mudança de postura do segmento, que até então utilizava várias ferramentas sem a preocupação com a otimização no dia a dia. “Muitos órgãos começaram a entender que o conceito de proteção digital é um conceito baseado em camadas e que o antivírus de 10 anos atrás representa somente 10% de uma das camadas dessa grande arquitetura de segurança cibernética em ‘multilayer’”, ressalta.

Patrick conta que a Trend tem expandido a presença em empresas públicas de provimento de tecnologia por estado, no âmbito executivo, judiciário e bancário graças aos acordos operacionais. “O mapeamento do risco cibernético tornou possível demonstrar às empresas quais são os seus gaps e as fragilidades de segurança. Com essa consultoria e apoio elas conseguem criar um projeto mais assertivo, com embasamento técnico para proteger as aplicações e garantir os serviços ao cidadão”, detalha o executivo.

Outro ponto destacado é o da visibilidade. A adoção de uma solução em plataforma amplia a visão geral da superfície de ataque, automatiza a detecção e a resposta a ameaças e reduz a complexidade operacional, além de possibilitar a integração das várias camadas de segurança. “Os criminosos vão continuar criando novas maneiras de explorar áreas vulneráveis, aumentando o risco à medida que as empresas utilizam novas tecnologias e ofertam cada vez mais serviços digitais. Por isso, é essencial que as equipes de TI tenham visibilidade de ponta a ponta”, finaliza o Sales Engineer da Trend Micro.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA FERREIRA BEGAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »