SpCine e Kinoforum levam curtas brasileiros a Clermont-Ferrand

Programação brasileira ocupa as telas do Festival de Clermont-Ferrand de 31 de janeiro a 8 de fevereiro

KARINA MANCINI
04/02/2025 17h08 - Atualizado há 2 meses

SpCine e Kinoforum levam curtas brasileiros a Clermont-Ferrand
Divulgação

A Spcine, o Instituto Guimarães Rosa, a Embaixada do Brasil em Paris e a Associação Cultural Kinoforum unem esforços em uma ampla parceria que levará à França uma programação de curtas-metragens brasileiros recentes que busca promover a diversidade e a criatividade da produção nacional dentro da maior vitrine mundial dedicado a esse formato – o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que acontece entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. A ação também levará os cineastas à França, proporcionando uma capacitação in loco em intercâmbio internacional e nos mecanismos do mercado audiovisual mundial.

Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de cinema do mundo dedicado a curtas-metragens. Em termos de público e presença profissional, é o segundo maior festival de cinema da França, atrás apenas de Cannes; recebe anualmente mais de 8.000 inscrições de curtas-metragens de todo o mundo e atrai profissionais da indústria cinematográfica, cineastas, distribuidores e programadores de festivais de todo o planeta. A edição de 2024 atraiu 170.000 visitantes e recebeu mais de 4.200 profissionais.

Os curtas selecionados para o programa Brazilian Shorts from São Paulo, que integra a programação do Short Film Market, são: 2 Brasis, de Carol Aó e Helder Fruteira; Anastácia, de Lilih Curi; Carlinha e André, de Ricky Mastro; Quase Trap, de Filipe Barbosa; e Migué, de Rodrigo Ribeyro – este último, realizado através de incentivos do Prêmio Revelação do Festival Internacional de Curtas de São Paulo. O programa será exibido no dia 6 de fevereiro, às 14h, na sala Conchon, dedicada às exibições do Mercado, e contará com a presença dos realizadores Carol Aó, Rodrigo Ribeyro, Lilih Curi, Ricky Mastro e Filipe Barbosa, que receberão apoio em atividades formativas para o evento. A parceria com a Spcine, que patrocina a sessão, também inclui a promoção de uma seleção de filmes da Rede Afirmativa Spcine, através de um catálogo que será distribuído a curadores, distribuidores e compradores internacionais.

Além dos curtas desse programa, os cineastas selecionados para as seções oficiais do festival também contam com o suporte dessa parceria. Amarela, de André Hayato Saito; Jacaré, de Victor Quintanilha; e Eu Sou um Pastor Alemão, de Angelo Defanti integram a Competição Internacional do evento e poderão participar das atividades formativas e utilizar o estande como base de apoio e promoção.

A Kinoforum participará da programação de indústria do festival integrando a mesa De Labs a Festivais: Apoiando Talentos Emergentes, que discutirá iniciativas de apoio à formação de cineastas em diferentes eventos, e também irá coordenar o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine, o Instituto Guimarães Rosa e a Embaixada do Brasil em Paris, com o objetivo de promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que terá duração de 4 dias e contará com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de 48 países, entre eles Portugal, Suécia, Tailândia, Líbano e Colômbia, além da própria França. 

A Kinoforum organiza a representação do Brasil no Short Film Market desde 2011, graças a parceria com o Instituto Guimarães Rosa, através da Embaixada do Brasil em Paris, que possibilita a presença do estande Brazilian Shorts e da realização de um Meet & Greet de apresentação e promoção do curta-metragem brasileiro.

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação busca também divulgar a próxima edição do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições em fevereiro. Os deadlines são: 31 de março (para filmes produzidos em 2024), 15 de abril (para filmes internacionais produzidos em 2025) e 30 de abril (para filmes latino-americanos e brasileiros produzidos em 2025). O evento chega este ano à sua 36ª edição e já tem data de realização definida: 21 a 31 de agosto de 2025.

A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades e projetos de apoio ao setor audiovisual brasileiro e de promoção da cidadania, com ações que focam na inclusão cultural e social. A Kinoforum também é responsável pela realização do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social.

O Instituto Guimarães Rosa (IGR) é a unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela diplomacia cultural brasileira. Tem como missão a promoção, no exterior, de ações no campo das artes, da educação e da língua portuguesa. O IGR é representado, na França, pela Embaixada do Brasil em Paris.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]


Notícias Relacionadas »