IA, plataformas e renda: o que os creators planejam para 2025

Pesquisa da BrandLovers com mais de 1.000 creators releva que 90% deles pretendem usar ferramentas de inteligência artificial em sua produção de conteúdo este ano

GABRIELA CARDOSO
04/02/2025 16h08 - Atualizado há 4 horas
IA, plataformas e renda: o que os creators planejam para 2025
Rapha Avellar - Divulgação

Em 2025, os creators planejam abraçar de vez a inteligência artificial, diversificar suas rendas e explorar novas plataformas. É o que revela uma pesquisa inédita da BrandLovers, que entrevistou mais de 1.000 criadores de conteúdo para mapear as tendências que irão moldar o futuro do mercado de influência.  Os resultados apontam mudanças significativas nas estratégias dos criadores, com destaque para o uso crescente de inteligência artificial (IA), diversificação de plataformas e novos formatos de monetização.

Entre os respondentes, 87% afirmaram que pretendem diversificar suas fontes de renda em 2025, com 75% priorizando parcerias com marcas e publicidade. Rapha Avellar, CEO da BrandLovers, comenta: “Esses dados mostram como os creators estão cada vez mais estratégicos em relação às suas fontes de renda, priorizando parcerias com marcas que ofereçam valor real e consistência. Nesse cenário, a tecnologia desempenha um papel fundamental para facilitar conexões mais ágeis e assertivas entre anunciantes e criadores, garantindo que essas colaborações sejam produtivas e alinhadas aos objetivos de ambos.”

Os criadores também estão atentos à inovação tecnológica: 63% já utilizam IA em suas produções de conteúdo e 90% pretendem fazer o mesmo no próximo ano. Considerando esses grupos, identificamos que 62% dos criadores acham que tal recurso tecnológico pode ser útil na geração de ideias. Outras finalidades mapeadas foram:

  • Criação de texto como legendas ou roteiros (61% dos respondentes)
  • Planejamento de calendários ou cronogramas (51%)
  • Análise de desempenho e insights de campanhas (40%)
  • Edição de imagens ou vídeos (34%)

"Esses dados demonstram que a inteligência artificial será fundamental para o futuro da produção de conteúdo, não com o objetivo de substituir as pessoas, mas, sim, para aumentar a eficiência e a capacidade de produção. Para os creators, a IA oferece uma forma de otimizar seu processo criativo, gerando ideias e criando conteúdos com mais agilidade. Para os anunciantes, ela traz a possibilidade de personalizar e acelerar campanhas, garantindo uma conexão mais eficiente e estratégica com os criadores. No final, a IA está aqui para potencializar o trabalho humano, não substituí-lo", aponta Avellar.

O estudo também revela a dominância do Instagram, utilizado por 96% dos creators, seguido pelo TikTok, com 72% de adesão. No entanto, 57% dos respondentes pretendem explorar novas plataformas em busca de diversificação. Entre os formatos de conteúdo, os vídeos curtos (até 60 segundos) foram apontados como os mais promissores, com 94% acreditando que eles dominarão as redes sociais em 2025.

Parcerias de longo prazo lideram as expectativas dos creators (80%), mas a agilidade nos pagamentos (56%) e a flexibilidade criativa (54%) também são demandas claras. Esses fatores mostram um desejo crescente por relações mais sólidas e profissionais com as marcas. Além disso, a profissionalização é uma prioridade: 74% planejam investir em equipamentos para melhorar a produção, e 54% pretendem fazer cursos de criação de conteúdo ou marketing digital.

Com o mercado de influência em constante evolução, a pesquisa da BrandLovers destaca que 2025 será marcado pela adoção massiva de IA, exploração de novos formatos e plataformas, e um foco crescente na profissionalização. Esses dados não apenas revelam tendências, mas também indicam o caminho para marcas que desejam se conectar de forma mais estratégica com os criadores.

A pesquisa contou com a participação de mais de 1.000 criadores, sendo 46% nano creators (com até 10 mil seguidores), 47% micro (com 10 a 100 mil seguidores), 5% medium (de 100 a 500 mil seguidores), 1% macro (de 500 mil a 1 milhão de seguidores) e 1% celeb (com mais de 1 milhão de seguidores). Entre os participantes, 61% têm entre 25 e 40 anos, 27% têm entre 18 e 25 anos, e 10% possuem entre 40 e 60 anos. Apenas 2% têm menos de 18 anos. O levantamento foi realizado em dezembro de 2024.


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GABRIELA CARDOSO DO NASCIMENTO
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