Jovens no mercado de seguros: desafios, diferenciais e o futuro da profissão

Mesmo sendo minoria no mercado, os jovens corretores de seguros possuem benefícios diferenciados para o setor

MARIANA OKITA
04/02/2025 14h30 - Atualizado há 4 horas
Jovens no mercado de seguros: desafios, diferenciais e o futuro da profissão
Lucas Campoi - Divulgação
Dedicação, inovação e adaptabilidade. Esses são só alguns atributos que os jovens podem trazer ao mercado segurador e o setor torna-se cada vez mais promissor para esse nicho. Lucas Campoi, da Campocor de Bragança Paulista-SP, corretora parceira da maior rede de corretoras de seguros do país, Lojacorr, tem apenas 19 anos de idade. É um jovem corretor que não se enquadra na maioria dos corretores de seguros no Brasil que, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a faixa etária dominante é a de profissionais com mais de 55 anos, que representam o total de 174,57% maior do que os profissionais com menos de 34 anos. Sendo 23.858 corretores com idade acima de 55 anos e 8.689 abaixo de 34 anos.
Segundo o Paolo Bonazzi, gerente comercial da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, o desafio de ter mais jovens corretores envolve diversos fatores. “Hoje há inúmeras opções de profissões no país que foram surgindo ao longo dos últimos anos. Desde influencers digitais e até profissionais ligados a novas áreas de tecnologia. Também se tem um fator relevante que em alguns casos ainda há o desinteresse da sucessão familiar dentro das corretoras e, por ser um setor sólido e mais experiente, há mais profissionais de outras faixas etárias e ainda está passando por transformações tecnológicas”, afirma. 
Lucas completa também que há um obstáculo da pouca divulgação da profissão. “Não é uma profissão amplamente divulgada como uma opção atraente para quem está iniciando a trajetória profissional”. Ele também reflete que o medo da dificuldade de consolidação é um fator. “Não é do dia para noite que a gente constrói uma carteira de cliente, é um processo”, fala. Para ele, o jovem de hoje tem mais ansiedade e, como é um processo de construção de clientes, há essa resistência. “O jovem é muito ansioso com as coisas. Se uma coisa não dá certo em um, dois anos, em três anos ele já começa a desistir. Até menos ainda, em seis meses se o negócio não der certo ele já está pulando fora, está indo para outro negócio”, fala. 

O mesmo defende
da Atual Secure Corretora de Seguros, também parceira Lojacorr, com sede em São Paulo-SP. Ele explica que a dedicação influencia também na remuneração e que há esse receio da remuneração variável que a profissão traz, mas afirma que mesmo em tempos de crise, sempre há demanda. “O seguro é uma necessidade básica das pessoas, principalmente os seguros voltados para a área da saúde e tecnologia. E depende 100% do nosso trabalho, pois não temos ‘salário fixo’ , mas ganhamos comissões proporcionais aos seguros que vendemos. Ou seja, quanto mais vendas, maior a remuneração”, fala. Sendo assim um atrativo para jovens proativos. 
Karen Borges Schneid

Karen Borges Schneid


Apesar do país possuir menos jovens nesse mercado, eles são profissionais diferenciados. Karen Schneid, da Schneid Seguros de Pelotas-RS e que também atua no Rio de Janeiro-RJ, é corretora parceira Lojacorr. Com 39 anos de idade, ela já soma mais de 20 anos de carreira. Para ela, o maior diferencial que os jovens trazem é a facilidade de usar as tecnologias e plataformas digitais. “Eles são mais ágeis no uso de redes sociais, ferramentas de CRM e outras tecnologias que podem ajudar no atendimento ao cliente e na prospecção de novos negócios. Temos um olhar mais moderno para o mercado e estamos mais dispostos a adotar novas formas de fazer negócios. Isso é extremamente valioso, pois o setor de seguros está se transformando rapidamente e quem sabe acompanhar essas mudanças sai na frente”, aponta ela. 
Para Matheus, eles têm um diferencial que além de saber usar tecnologias, possuem a capacidade de aprender com agilidade, ter uma melhor comunicação com o público mais jovem e ainda ele aponta que eles conseguem se adaptar à flexibilidade no trabalho. “O jovem consegue criar sua própria rotina e trabalhar remoto ou híbrido com mais facilidade”, explica. 
E um dos benefícios citados por Lucas é que o jovem que está começando desde novo a construir uma carteira de cliente, consegue desde cedo fazer e fidelizar clientes.

O que é preciso para mudar?
Para o gerente da Lojacorr, o primeiro passo é reforçar a informação, os treinamentos focados para esse público, a linguagem, adaptação para atrair mais os jovens. “Na Lojacorr já estamos focando nesse processo. Desde a linguagem em todos os materiais, a presença nas redes sociais, criação de campanhas e cursos com temáticas mais modernas até o estímulo da sucessão familiar. Queremos mais jovens empreendendo e crescendo como corretor. Isso faz diferença, pois eles são o futuro e estão alinhados com a nova necessidade do mercado”, afirma. 

 
Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de diversos ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 61 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.

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MARIANA TEIXEIRA OKITA
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