FisioTeraPlay: eficiência de fisioterapia com crianças com mobilidade reduzida melhora em 30%

Tecnologia está sendo testado em clínicas de Curitiba e São Paulo

Milena Santos
03/02/2025 14h26 - Atualizado há 4 horas
FisioTeraPlay: eficiência de fisioterapia com crianças com mobilidade reduzida melhora em 30%
Foto/Freepik

O FisioTeraPlay, jogo tecnológico com foco na reabilitação infantil, desenvolvido pela software house Bindflow, acaba de completar uma série de testes piloto com resultados significativos. A ferramenta, projetada para melhorar a experiência de fisioterapia em crianças, mostrou uma eficácia de 30% ao aumentar a motivação e a efetividade dos tratamentos.

Orlando Martins, Diretor de Operações de Tecnologia da Bindflow, comemora os primeiros resultados positivos. “Nós estamos testando o jogo junto a clínicas e colhemos feedbacks do dia a dia e possíveis melhorias do material. Estamos contentes com os comentários recebidos, tendo a certeza de que nossa solução impacta positivamente a vida de diversas crianças”, afirma. Até o momento, os principais resultados obtidos pela ferramenta foram:

- Aumento de até 30% na efetividade dos tratamentos de fisioterapia

- Feedbacks positivos de fisioterapeutas e pacientes

- Melhoria na motivação e engajamento das crianças durante os tratamentos

- Potencial para expansão para uso em adultos.

A Bindflow planeja expandir a ferramenta para clínicas de todo o país e investir em melhorias baseadas nos feedbacks recebidos. “O jogo está tendo um resultado ótimo, então, nossos passos para os próximos meses são claros, queremos expandir a utilização da ferramenta para clínicas em todo o Brasil, além de investir em melhorias baseadas nas conversas que tivemos com os fisioterapeutas, que estão bem engajados”, ressalta o diretor de operações de tecnologia.

O FisioTeraPlay será exposto na Feira Sul-Americana de Games, que ocorre em março de 2025 em Curitiba.

Como funciona o FisioTeraPlay?

O jogo, desenvolvido em conjunto com fisioterapeutas e terapeutas da área, funciona a partir de uma realidade aumentada, com uma tecnologia importada dos Estados Unidos, os “trackers”, duas captadoras de movimento e sensores sem fio. Na prática, a criança tem que passar por duas fases, uma na cidade e outra na praia, desviando de obstáculos e pulando buracos e poças de água, além de precisar correr para fugir do lobo mau. Para jogar, é necessária uma esteira própria.

“O Fisioteraplay surgiu a partir de visitas em clínicas de reabilitação e da queixa dos profissionais que queriam trazer um mundo de realidade virtual para dentro da fisioterapia para estimular as crianças, mas as ferramentas disponíveis eram limitadas, e sem criatividade, sem funcionamento ideal, na prática. A partir das dificuldades relatadas, começamos a estudar as melhores tecnologias para desenvolver esse equipamento”, explica Higor Pantaleão, diretor da New Cycle da Lion e idealizador do Fisioteraplay.

O jogo está sendo desenvolvido há cerca de 2 anos e agora passa pela fase de testes em clínicas no Centro de Excelência em Reabilitação Neurológica (CERNE), Centro de Reabilitação do Hospital Pequeno Príncipe e Modula Neuro. Para mais informações, acesse: www.bindflow.com.br

Sobre a BindFlow — Criada em 2021, a BindFlow oferece cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO (Controle Remoto de Equipamentos e Simuladores), FisioTeraPlay (saúde), BindTrack (gestão logística), Desenvolvimento de Softwares (Softhouse) e BindInntechs (soluções financeira/contábil). No portfólio, a empresa com sede em Curitiba, desenvolveu soluções para a L'oreal Paris e Eco Salva, a Rumo, a rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o desenvolvimento pessoal. Mais informações pelo telefone (41) 99933-4587, pelo e-mail [email protected] e pelo site: https://bindflow.com.br/.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »