Ano Novo Chinês é comemorado em São Paulo pela vigésima vez

Ano da Serpente faz referência à sabedoria e à introspecção, já que o animal é considerado sábio e inteligente. A serpente também troca de pele, o que simboliza transformação e renovação.

Agência Brasil
02/02/2025 13h15 - Atualizado há 9 horas



O bairro da Liberdade, na região central da capital paulista, é palco neste domingo (2) do segundo dia das festividades do Ano Novo Chinês. Os chineses celebram, em 2025, no calendário ocidental, ou 4723, no calendário Chinês, a chegada do Ano da Serpente.



Em São Paulo, comemora-se também o 20º aniversário das festividades, realizadas no bairro da Liberdade, tradicional local de eventos da cultura oriental.



Notícias relacionadas:

Uma das principais atrações das festividades neste domingo é o desfile da Dança do Leão e do Dragão. A programação, que vai até as 18h, inclui ainda apresentações musicais, de kung fu e tai chi chuan, além de comidas típicas.



De acordo com a cultura chinesa, o Ano da Serpente faz referência à transformação, sabedoria e introspecção, já que o animal é considerado sábio e inteligente. A serpente também troca de pele, o que  simboliza transformação e renovação.



O Ano Novo Chinês, também chamado de Festival da Primavera, teve início na última quarta-feira (29) e se estende por oito dias, segundo a tradição chinesa. Em São Paulo, as comemorações começaram ontem.



A festividade é baseada no calendário lunar e, no fim do ano passado, foi inscrita, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-02/ano-novo-chines-e-comemorado-em-sao-paulo-pela-vigesima-vez
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-02/ano-novo-chines-e-comemorado-em-sao-paulo-pela-vigesima-vez
Notícias Relacionadas »